A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa que foi realizada na manhã de ontem (4/9), pelo Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPSij), uma roda de conversa sobre o tema: “Valorização da vida, comportamento suicida e acolhimento humanizado”. O debate aconteceu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Padre Roberto, e contemplou colaboradores e estagiários da unidade.
A proposta abre a campanha do Setembro Amarelo, mês de prevenção e valorização da vida. A atividade foi ministrada pela psicóloga do CAPSij, Leila Maria Pimentel Madeira, que abordou os impactos do suicídio no mundo, algumas maneiras de identificar comportamentos suicidas, fatores de risco, fatores protetivos e formas de prevenção. Além disso, também foi discutida a importância das relações de qualidade, sendo uma maneira de identificar e fortalecer as redes de apoio.
A psicóloga também ressaltou que é fundamental que os atendimentos prestados nos serviços de saúde, sejam humanizados, com escuta empática e sem julgamentos, validando o sofrimento do paciente. A profissional ainda pontou os fluxos existentes na rede para o tratamento destas pessoas após alta da UPA, ressaltando a importância do cuidado da saúde mental, como estratégia de evitar reincidências. O momento foi marcado por trocas de experiência, relatos e muita informação.