A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou uma ação sobre Síndrome de Burnout, com a equipe da unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) São José.
Na ação, realizada na semana passada, foi ministrada uma palestra destacando a importância da saúde mental para cerca de 42 trabalhadores da unidade. O enfermeiro do trabalho, Gustavo Dias Araújo, conduziu a ação e ressaltou os sintomas, prevenção, cuidados, além da importância dos momentos de lazer e relaxamento.
O fiscal de Saúde, Eduardo Oliveira, explicou sobre o intuito da ação. “É um trabalho sistemático e perene onde os trabalhadores das ESF’s receberão orientações para eliminar ou mitigar os riscos de acidente e gatilhos para doenças e agravos relacionados ao trabalho”, afirmou.
A Semusa informa que a Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat) é um conjunto de ações e práticas que envolvem desde a vigilância sobre os agravos relacionados ao trabalho com a intervenção de fatores de risco ambientais nos processos de trabalho; como também em ações educativas e avaliações estatísticas para promover a saúde desse trabalhador.
A Visat é estruturante e essencial ao modelo de Atenção Integral em Saúde do Trabalhador constituindo saberes e práticas sanitárias, articulados intra e intersetorialmente da promoção, prevenção e cuidados.