A Prefeitura de Divinópolis, por meio de representantes da Secretaria Municipal de Governo (Segov) e da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou hoje (25/8), na Câmara Municipal, uma reunião para a apresentação do portifólio sobre as condições de imóveis das unidades de Atenção Primária à Saúde.
A apresentação teve como finalidade identificar quais unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) mais necessitam de intervenção e sugerir possibilidades de direcionamento de emendas parlamentares individuais, popularmente chamadas de emendas impositivas, para reformas e construções dessas unidades, além de repassar sugestões e estimativa de valor para cada intervenção.
À pedido do Ministério Público foram realizadas visitas técnicas, avaliando as condições estruturais, sanitárias e de acessibilidade dos pontos de saúde do município. Em seguida, foi gerado um relatório, elaborado pelo setor de Infraestrutura da Semusa, sob responsabilidade do engenheiro civil e gerente de Infraestrutura, Alexandre Tavares Margotti.
Na reunião de hoje, foram apresentadas as 24 unidades de saúde que já foram reformadas desde o início da atual gestão e as cinco novas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF’s) inauguradas (Porto Velho, Osvaldo Machado Gontijo, Maria Helena, Copacabana e São Simão/Frei Galvão).
O gerente de Infraestrutura, Alexandre Tavares, também mencionou as sete unidades que estão em obras: construção das ESF’s Primavera, Santa Lúcia e Dom Cristiano; ampliação da ESF Afonso Pena; substituição da cobertura das ESF’s São José e Nossa Senhora das Graças; e reforma básica da ESF Lagoa dos Mandarins. Outras quatro unidades já estão com o processo de licitação em andamento e serão reformadas ainda neste ano.
Todas as unidades foram contempladas na apresentação, na intenção de identificar e ranquear as necessidades de intervenção nos imóveis de atendimentos assistenciais da APS. Foram apresentadas a situação de cada uma, com os valores estimados necessários para as emendas parlamentares.
O deputado federal Domingos Sávio, comentou sobre o avanço das emendas impositivas. “Precisamos de cada vez mais desta transparência no orçamento e que ouça os anseios da sociedade. Vou continuar o meu compromisso com Divinópolis, de estar todo ano destinando recursos para a nossa cidade, dentre eles, para a saúde”, ressaltou.
A vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida, explicou sobre a apresentação. “Agradeço a todos os presentes, espero que levem esta reunião e analisem o que foi apresentado. Reafirmo que não estamos aqui para interferir nas decisões dos vereadores, mas estamos para ampliar uma melhor decisão dentro de informações”, destacou.
Também estiveram presentes: o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Guilherme Lacerda; a assessora da deputada estadual Lohanna França, Bruna; a assessora do deputado estadual, Eduardo Azevedo, Patrícia; o promotor de Justiça, Ubiratan Domingues; e os vereadores Ana Paula do Quintino, Ney Burguer, Israel da Farmácia, Ademir, Josafá Anderson e Roger Viegas.