A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa que a farmacêutica dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps III e Caps-Ad), Ana Carolina de Oliveira Gonçalves Pontes, está desenvolvendo o método de Gestão Autônoma de Medicação (GAM) nos dois serviços de saúde mental.
O método da GAM consiste na realização de encontros estruturados baseados em passos que envolvem o conhecimento do indivíduo, de sua rede de suporte, como família, amigos e trabalho, e como o uso dos medicamentos permeiam estas atividades. É uma estratégia para ser praticada de forma coletiva, de modo dialogado e compartilhado.
O grupo acontece semanalmente e tem o objetivo de fazer com que os pacientes sejam capazes de gerir a utilização dos medicamentos de forma compartilhada com a equipe de saúde, a fim de produzir efeitos terapêuticos, com o mínimo de eventos adversos possíveis.
A metodologia foi desenvolvida no Canadá e adaptada para o cenário de saúde do Brasil, visando dar mais autonomia para os pacientes com relação ao uso de psicofármacos.