A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social (Semas), informa que o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), realizará amanhã (27/7), o “Mulher Negra Debate”, uma roda de conversa com mulheres negras do município.
O evento, que acontecerá no Teatro Usina Gravatá às 19h, não tem a necessidade de uma inscrição prévia, basta os interessados comparecerem no local com um quilo de alimento não perecível para participarem. Essa roda de conversa tem como objetivo reunir mulheres negras de Divinópolis, de diversas áreas, para juntas compartilharem as suas experiências, tanto com as demais integrantes do debate, quanto com todo o público presente no teatro.
O intuito do Compir é dar destaque para a luta e importância dessas cidadãs no município, além de promover a reflexão sobre esses temas de suma importância para toda a comunidade.
A conversa abordará diferentes temáticas. Inicialmente, será colocado em pauta o tema “Mulher, Negra e Política”, que contará com a participação da vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida; da vereadora Ana Paula de Oliveira Freitas; da assessora parlamentar da deputada Lohanna França, Livia Meirelles; da irmã e representante da deputada Macaé, Marlandes Evaristo e da ex-candidata deputada, Thyalle Araújo.
Em seguida, a discussão será sobre “Mulher, Negra e Empreendedora”, com a presença de Tereza Mourão, sócia da Alinha Moda Corporativa, indicada pela Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) de Divinópolis, e de Rose Castro, proprietária da Rose Castro Psicóloga Coach. Depois, será discutido o tema da “Mulher, Negra e Artista”, com a cantora e servidora pública Negra Val; a atriz e diretora de arte, Rhenata Santana, e da cantora, atriz e digital influencer, Yeda Labrunnie.
Por fim, o tema colocado no debate será “Mulher, Negra e Digital Influencier” e contará com as presenças de Hemelly Cristine, digital influencer, e de Kell Silva, digital influencer e doutora em história. Além disso, o evento também contará com a participação da advogada da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marisa Braz, que vai falar a respeito da violência doméstica e passar orientações para os presentes de como as mulheres devem buscar ajuda nesses casos, sendo elas negras ou não.