24 JUL 2023
Semed informa situação dos AVCBs das escolas
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), informa com imensa alegria que, até o momento, 18 unidades escolares da rede municipal já realizaram o curso de brigadista oferecido pelo 10º Batalhão de Bombeiros Militar e dentre elas quatro já adquiriram o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

Dentre as unidades que efetuaram o curso de brigadista estão 10 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei’s), sendo eles: Candidés, Maria Conceição Fernandes, Vicente Amador, Isaura Ferreira, Santa Luzia, Nossa Senhora das Graças, Anália Nogueira, São Tarcísio, Isauro Silva e Professora Maria D’Alva.

Além dos Cmei’s, também, fizeram o curso as escolas municipais: São Geraldo, São José, Adolfo Machado, Centro Educacional de Apoio e Atendimento Especializado (Ceae), Professora Hermínia Corgozinho, Doutor Sebastião Gomes Guimarães, Bom Pastor e Padre João Bruno.

Após aprovação e execução do projeto, quatro Cmei’s receberam do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais (CBMMG) o certificado de AVCB, são eles: Candidés – primeira instituição educacional a receber –, Vicente Amador, Jesus Pereira Costa e José Clementino Filho.

A Semed informa que até o final do ano a previsão é de que mais 18 escolas participem do curso de brigadista onde já estão agendados para o mês de agosto quatro Cmeis, sendo eles: Oficina da Criança, Herbert de Souza, José Cristovam e Miguel Rodrigues Filho.

Vale destacar que atualmente existem 18 projetos aprovados aguardando prazo de licitação e execução dos equipamentos de incêndio para ser realizado o pedido de vistoria do CBMMG. Há também 13 projetos elaborados pelo setor de engenharia da Semed onde estão aguardando a análise do Corpo de Bombeiros.

O engenheiro da Semed, Rafael Apipe, explicou como é realizado o passo a passo para obter o AVCB. "O processo inclui o levantamento do local, desenho arquitetônico e classificação da edificação. Em seguida, são calculados equipamentos de proteção contra incêndio, rota de fuga e dimensões das saídas. O projeto é enviado para análise no sistema INFOSCIP pelo Corpo de Bombeiro em até 15 dias úteis. Após aprovação, é licitada e executada a obra. Com os funcionários da escola certificados como brigadistas, é solicitada a vistoria para emissão do AVCB", pontuou.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024