A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), informa que o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Noroeste, realizou uma ação de conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa.
A atividade ocorreu na Praça Nelson Pelegrino no bairro Bom Pastor, no dia 20 de junho, onde as técnicas Adriana Reis e Madalena Amaral apresentaram o tema para os 30 integrantes do grupo de atividades físicas do NASF 4-Núcleo de Apoio a Saúde da Família que acontece semanalmente na praça.
Os participantes receberam orientação sobre as diversas formas de violência contra a pessoa idosa, como identificá-las e os canais de denúncia, além dos serviços oferecidos pela Assistência Social ao referido público. O grupo compreendeu que, além da família e do estado, a sociedade deve se mobilizar para proteger os idosos, garantindo uma boa convivência familiar e comunitária.
Como consta no Estatuto do Idoso, artigo 9º, é obrigação do Estado garantir à pessoa idosa a proteção à vida e à saúde, mediante políticas sociais e públicas. O Estatuto também determina os direitos e as garantias para a terceira idade e amplia a proteção e agrava ainda mais crimes contra quem tem mais de 60 anos.