A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretária Municipal de Saúde (Semusa), realizou na manhã de hoje (29/6), a inauguração da Residência Terapêutica no bairro Bom Pastor. A inauguração faz parte das comemorações do aniversário de 111 anos de Divinópolis.
A residência terapêutica é uma moradia inserida na comunidade, destinada a cuidar de pessoas com transtornos mentais crônicos, que necessita de cuidados de longa permanência, prioritariamente egressos de internações psiquiátricas e de hospitais de custódia, que não possuem suporte financeiro, social ou laços familiares que permitem formas de reinserção.
O gerente de Saúde Mental, Thiago Magela Ramos, agradeceu a gestão pela inauguração do espaço voltado para essa causa social de extrema importância. “É uma alegria muito grande fazer justiça por essas pessoas tão sofridas. Acho que é o nosso dever ter esse olhar carinhoso para essas pessoas que sofreram e sofrem e precisam ter a dignidade restaurada. Agradeço a gestão por trabalhar de forma tão humana nesta causa importante para a sociedade”, destacou.
O diretor de Atenção Secundária, Elbert Eddy, ampliou as informações sobre o trabalho social desenvolvido e agradeceu o comprometimento da gestão com a saúde mental. “É admirável o compromisso dessa gestão com a saúde mental, isso nos possibilitou trabalhar de forma técnica e humanizada. É um dia de sucesso na inauguração de um dispositivo tão importante! No Brasil são pouco mais de 800 pacientes elegíveis a esta causa e Divinópolis contemplará 10 desses pacientes que serão acolhidos com dignidade”, salientou.
O vereador e presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, José Braz, falou sobre a importância do espaço social voltado para a saúde mental. “Este espaço vem pra trazer dignidade aos pacientes, que muitas das vezes não precisam ficar hospitalizados. Esta casa vai proporcionar as atribuições do dia a dia, que irá desenvolver uma melhor reinserção social dessas pessoas. Agradeço a gestão pela iniciativa e que venham mais residências terapêuticas”, agradeceu.
O delegado regional da Polícia Federal, Daniel Souza, comentou sobre a satisfação da Policia Federal em fazer parte da iniciativa. “É um enorme prazer em ver a concretização desta residência e ter a possibilidade de a Policia Federal ter contribuído nesta causa tão importante, podem continuar contando conosco e parabéns pelo trabalho da gestão”, ressaltou.
A psicóloga judicial, Regina Silva de Oliveira, falou sobre a proximidade da saúde mental com o judicial e agradeceu a gestão pela iniciativa. “Acompanho há anos a luta da saúde mental para ter a residência terapêutica, é muita felicidade fazer parte disso, ver essa proximidade da saúde mental com o judicial e trabalhar em apoio a esta causa social tão importante. Parabéns a gestão pela iniciativa e pela conclusão deste trabalho!”, reforçou.
O secretário municipal de Saúde, Alan Rodrigo, falou sobre o compromisso da gestão com a saúde mental. “Na metade da gestão e já conseguimos mudar a história do município com a territorialização da saúde mental, ambulatório da Policlínica, reforma do Sersam e agora a abertura desta residência terapêutica, que vai agregar muito na vida desses pacientes que a gente sabe que precisava muito deste espaço. É emocionante fazer parte desta história e ver o compromisso com a saúde mental”, comemorou.
A vice-prefeita e secretária municipal de Governo, Janete Aparecida, comentou sobre o compromisso da gestão com a saúde mental e agradeceu o apoio de todos. “Hoje é um dia muito importante para o município, que tem o compromisso com a saúde mental. Sabemos que muitos precisam do serviço de acompanhamento terapêutico e essa residência vai resgatar a dignidade dessas pessoas que clamam por socorro na maioria das vezes. Agradeço a todos pelo apoio, sem vocês nada disso seria possível, trabalhar em equipe é fundamental”, finalizou.
Também estiveram presentes no evento de inauguração: a gestora da unidade de prevenção a criminalidade, Rúbia Evangelista; o representante do deputado Eduardo Azevedo, Paulo Sérgio; e o coordenador do Caps 3, Wanderson Teixeira.