A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), divulga a realização da “Mesa Redonda” com o tema “Violência e Realidade Escolar: Por Que as Escolas Estão Sendo Atacadas?”, elaborada pelo Conselho Municipal de Educação (Comed). O evento acontecerá na próxima quarta-feira (21/6), às 19h, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), localizado na avenida Antônio Olímpio de Morais nº 293, no Centro.
O encontro tem o objetivo de ir além das soluções imediatistas como, por exemplo, o investimento em vigilância, portões eletrônicos, concertinas e outras medidas equivalentes. No decorrer do debate, também, será proposta a criação de um Grupo de Trabalho (GT) com a participação das instituições presentes para que o debate tenha continuidade, para que seja possível aprofundar as reflexões e os estudos acerca da questão.
Durante o evento haverá palestras conduzidas pelo pedagogo, mestre em Educação e assessor da Secretaria Municipal de Educação de Contagem, Luiz Rena, e pela médica pediatra, com a atuação no campo da saúde familiar, Mariele Rios. A mediação do evento será conduzida pelo filósofo, doutor em Educação e presidente do Comed, José Heleno Ferreira.
José Heleno, pontuou a importância do debate sobre a violência nas escolas. “O debate acerca da violência que se faz presente nas comunidades escolares e nas próprias unidades escolares é de fundamental importância para toda a sociedade brasileira. Precisamos compreender que a escola não é uma ilha e que os discursos de ódio e todas as formas de apologia à violência têm repercutido no ambiente escolar. Precisamos compreender por que as escolas têm sido atacadas”, ressaltou.
Além das palestras, durante a mesa redonda o grupo Manos Break efetuará uma apresentação para o público presente. Vale destacar que o evento emitirá certificado de conclusão e horas extracurriculares para universitários.
O debate está sendo promovido pelo Conselho Municipal de Educação de Divinópolis, juntamente com a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Superintendência Regional de Ensino de Divinópolis, Secretaria Municipal de Educação de Divinópolis, Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Infância e da Adolescência e sindicatos de trabalhadores e trabalhadoras da educação.