30 MAI 2023
Prefeitura realiza apresentação do estacionamento rotativo digital
A Prefeitura de Divinópolis, por meio Secretaria Municipal de Trânsito, Segurança Pública e Mobilidade Urbana (Settrans), realizou hoje (30/5) uma entrevista coletiva para apresentação do estacionamento rotativo digital, que entrará em vigor no dia 12 de junho.

O estacionamento rotativo digital tem como objetivo facilitar as compras de crédito para as vagas de estacionamento e proporcionar melhor rotatividade dos veículos, além da efetividade de acesso pelo uso do aplicativo “Vaga Azul” que pode ser atualizado há todo momento.

A vice-prefeita e secretaria de governo, Janete Aparecida, falou sobre o benefício que o novo estacionamento digital trará. “A comunidade em geral será beneficiada, primeiramente pelo ganho ambiental que diminuirá problemas, depois para evitar as multas que acontecem no estacionamento rotativo. Com esse novo método, o próprio sistema atualiza para você e, por fim, as pessoas terão facilidade para comprar o rotativo, uma vez que não vai depender somente de lugares para encontrá-lo fisicamente. A tecnologia está presente na vida de todos, em todas as esferas, e no estacionamento não poderia faltar!”, destacou.

O diretor de Trânsito, Victor Moreira, comentou sobre a facilidade que o aplicativo oferecerá. “O aplicativo digital é pra facilitar para as pessoas que desejam utilizar o sistema rotativo, ela pode comprar os créditos pelo telefone e ativar o estacionamento dela, então isso é um facilitador!. De onde a pessoa estiver, ela consegue realizar a ativação, até mesmo para parentes, fugindo um pouco do padrão que utilizamos hoje que é de papel”, argumentou.

O secretário de Trânsito, Lucas Estevam, também falou sobre a importância do aplicativo na gestão das vagas de estacionamento. “Este aplicativo é de grande pois, além da pessoa ter maior facilidade de adquirir créditos, ele também mostra a disponibilização de vagas nos estacionamentos. O veículo vai ficar na vaga de uma hora e, com o mesmo crédito pode ser deslocado para outras vagas, isso trará mais efetividade na rotação dos veículos”, informou.

Utilização do aplicativo ‘’Vaga Azul’’

Toda a população poderá utilizar o aplicativo “Vaga Azul”. Através dele cada motorista terá a possibilidade de acompanhar a sua situação no estacionamento rotativo, de qualquer lugar que estiver, sem a necessidade de retornar ao veículo.

Baixe o aplicativo Vaga Azul através do link https://vagaazul.com.br/app/ !

Para realizar o cadastro no aplicativo é necessário seguir os seguintes passos:
1° Baixe o aplicativo “Vaga Azul” no App Store ou na Play Store.
2° Selecione a cidade de Divinópolis e realize o cadastro informando os dados pessoais, telefone e um e-mail para que possa receber os alertas.
3° Crie e uma senha para acessar o aplicativo.
4° Após realizar o login informando o seu CPF e sua senha, cadastre os veículos informando a sua placa, marca e modelo.
Além de realizar o monitoramento do estacionamento rotativo no aplicativo os usuários, também, poderão ativá-los em comércios identificados com os adesivos Vaga Azul ou até mesmo pelo WhatsApp através dos QR-CODE encontrados nas placas de sinalização.