A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou hoje (9/5), abordagens durante a sala de espera, para usuários das unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) Belo Vale/Rancho Alegre, Serra Verde e Planalto.
A ESF Belo Vale/Rancho Alegre fez uma abordagem sobre a dengue, para 15 pessoas presentes. A equipe de medicina da unidade enfatizou que medidas individuais, realizadas pela população, transformam o panorama de todo o bairro em relação ao controle da dengue. A ação foi conduzida pelo acadêmico, Leonardo Saliba, que orientou os pacientes sobre os sintomas, agravos e as várias formas de combate ao mosquito Aedes aegypti.
Na unidade do Serra Verde, os profissionais abordaram o tema de violência contra a mulher. Foram entregues folhetos com informações a respeito das diversas formas de violência, como moral, sexual, física, psicológica, virtual e patrimonial, além de orientações sobre a importância de pedir ajuda. A ação foi conduzida pela agente comunitária de saúde, Elena Maria Alves.
A ESF Planalto destacou assuntos sobre sexualidade e dengue. Com um ambiente agradável e descontraído, o psicólogo Ângelo Morato declamou o poema “Casamento”, de Adélia Prado. Neste contexto, foram trabalhados os temas da valorização da mulher, sexualidade e a posição da mulher nos tempos modernos. Houve participação da população com troca de ideias e depoimentos das situações vividas pelas usuárias. A técnica de enfermagem, Lorena Teixeira, também realizou as abordagens, orientando as pacientes.
Além dos temas de saúde da mulher, as agentes comunitárias de saúde, Rosana Aparecida e Shaeyne Carolina, levaram orientações sobre a dengue, assunto que tem sido motivo de grande preocupação pela população. Os usuários foram informados da importância dos cuidados diários que devem tomar quanto água parada, lixo descartado em locais inadequados, entre outros. Foram distribuídos sacos plásticos e panfletos informativos conscientizando a população.