A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou na manhã desta sexta-feira (14/4), uma importante reunião para orientar e alinhar as ações de fortalecimento da segurança nas escolas e Cmeis da rede municipal de ensino. A reunião foi conduzida pela vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida e pela secretária de Educação, Andreia Dimas. Estiveram presentes diretores das unidades escolares da rede municipal.
O encontro buscou esclarecer aos diretores sobre as principais medidas de segurança que estão sendo implementadas pela Prefeitura por meio da Semed. Entre as primeiras ações está o repasse de uma parcela complementar de recursos aos caixas escolares, para que os diretores possam fazer os reparos necessários nos equipamentos já existentes de segurança, como por exemplo a manutenção de câmeras, seguindo a realidade de cada espaço, até a implantação do novo equipamento, com um sistema bem mais moderno.
Todos os participantes da reunião foram informados também que a Prefeitura de Divinópolis já está procedendo com a contratação de vigilantes para as unidades escolares da rede municipal. Em outra área de ação, haverá o fortalecimento do Projeto Olhares, projeto este que consiste na intervenção do serviço de psicologia e assistência social na rede municipal de ensino. Por outro lado, entre as medidas a serem implementadas pela Semed, além das ações de segurança, as unidades escolares serão orientadas sobre a criação de um plano de convivência e promoção da cultura da paz.
De acordo com a secretária de Educação, Andreia Dimas, a atuação da Semed, neste momento, é pontual e tem caráter preventivo. “A segurança vai além destas ações emergenciais e, por isto, precisa envolver ações educativas também. Mas para o sucesso de todas as proposições, precisamos ainda da colaboração de toda a comunidade num esforço conjunto. Famílias e poder público devem atuar juntos”, salientou.
Na oportunidade, a vice-prefeita Janete Aparecida, apresentou a todos a Lei nº 8779/2020, que trata da segurança nas escolas públicas e privadas do município de Divinópolis e demais informações importantes sobre o tema. “A segurança nas escolas não se trata apenas de sistema eletrônico, concertina, altura de muro/portão ou de uma pessoa ficar na porta das escolas fazendo vigília. A segurança nas escolas tem relação com uma cultura que tem que ser discutida em casa, pela família, com toda a comunidade escolar. Tem que se tomar medidas também de propagar a paz, o respeito, entre os alunos, entre professores, entre alunos e equipe das escolas, entre toda a comunidade escolar. Só aí estaremos tratando este tema como um todo”, salientou.
A vice-prefeita completou ainda. “Os alunos passam quatro horas nas escolas, durante cinco dias por semana, o restante do dia ele passa com a família e com a comunidade. Portanto, a maioria do tempo os alunos passam no seio da sociedade e se esse tema não for tratado por todos, não há o que se falar em paz nas escolas, pois a paz tem que acontecer em todos os lugares onde as crianças e os adultos convivem”, finalizou.