A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), conduziu ontem (13/4) uma oficina sobre vacinação para agentes comunitários de saúde. O encontro possibilitou a discussão sobre as medidas e estratégias para o aumento das taxas de coberturas vacinais a nível local e municipal.
A ação teve como tema a capacitação do calendário de imunização e a importância do aconselhamento à população sobre a adesão a vacinação para melhorar os índices vacinais do município e proteger os usuários.
A ação faz parte do cronograma do curso “Saúde com Agente” que possui, como objetivo principal, capacitar os agentes comunitários de saúde do município, além de destacar a importância do trabalho destes profissionais para a comunidade. Ontem, também foram abordados temas como: a relevância da vacinação para controle de doenças e os tipos de imunobiológicos disponíveis na rotina e em casos especiais.
De acordo com os preceptores dos ACS, a ação foi muito produtiva. “O encontro proporcionou a todos os participantes o recebimento de informações relevantes, seguras e científicas, para que o trabalho de educação em saúde possa ser exercido de forma clara e objetiva, a fim de demonstrar que o ato de vacinar é necessário para a proteção de todos”, pontuaram.
O enfermeiro Francisco Sá ressaltou que a realização de um evento como este é fundamental. “Os agentes comunitários são peças chaves para atingir boas coberturas vacinais. O ACS capacitado consegue identificar os usuários com cartão de vacinas em atraso, consegue informar melhor a população sobre as diversas campanhas de vacinas, mas, acima de tudo, possui mais ferramentas para combater a desinformação e a insegurança em relação às vacinas”, afirmou.
A oficina foi realizada para 181 agentes comunitários de saúde e contou com a parceria entre profissionais da Atenção Primária e da Central de Imunização.