A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), divulga que ontem (10/4), foi lançado no município, através da Sétima Região de Polícia Militar, a operação de “Proteção Escolar”. A solenidade aconteceu na Escola Estadual Padre Matias Lobato.
Essa operação é uma iniciativa do Estado, com o objetivo de garantir a segurança e o bem-estar dos estudantes, professores e demais profissionais que atuam nas unidades escolares do município, prevenindo assim ações criminosas que possam causar prejuízo ao ambiente escolar.
A Semed destaca que a proteção escolar sempre foi buscada pela atual gestão, visando garantir o direito à educação de qualidade e segura a toda a comunidade escolar, devido a isso foi aumentado o número de profissionais de psicólogos e assistentes sociais, visando a prevenção de atos criminosos.
A secretaria de Educação, Andreia Dimas, esclareceu que a operação também será realizada nas escolas municipais, mesmo a maioria dos alunos sendo da educação infantil. “A operação será realizada nas escolas municipais, pois pode acontecer das crianças brigarem e de pais acabarem se ameaçando na porta da instituição, e também, tem casos de adolescentes que podem acabar brigando nas portas das escolas e por isso precisamos de um auxílio extra, que será fornecido pela Polícia Militar”, pontuou.
A vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida, ressaltou que a Prefeitura de Divinópolis já vem realizando ações para promover a segurança dos alunos da rede de ensino municipal. “A atual gestão vem realizando ações essenciais para a segurança das crianças de nossas escolas, dentre elas temos, a contratação de engenheiros para a realização de obras visando a obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) das escolas. Fizemos um levantamento de todas as escolas municipais que precisavam de reformas e investimos no sistema eletrônico para melhorar a segurança do ambiente escolar”, comentou.
A Prefeitura de Divinópolis realça que pretende efetuar reuniões com os pais nas mais de 200 unidades escolares presente na cidade, sendo elas municipais ou não, com o propósito de demonstrar que a proteção das escolas só será possível a partir da união de toda a comunidade divinopolitana.
Além disso, a Prefeitura informa que a escola que está sendo construída no bairro Copacabana será o primeiro projeto modelo do sistema de monitoramento eletrônico com reconhecimento facial que, inclusive, consegue identificar armas brancas.