21 MAR 2023
Unidades de saúde realizam encontros com usuários
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou nos últimos dias, encontros com usuários das unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) Vila das Roseiras, São Roque 1, Candidés e Catalão.

No último sábado (18/3), ocorreu um mutirão de saúde na igreja evangélica Assembleia de Deus, no bairro Padre Eustáquio, promovido pela ESF Vila das Roseiras. O evento atendeu 176 pessoas, foram aplicadas 90 doses de vacinas diversas e aconteceram 22 atendimentos de pacientes hipertensos e diabéticos. Também foi ofertado pesagem para o Bolsa Família, dentre outras atividades.

O supervisor da unidade, Fernando Divino, comentou sobre a ação. “Foi uma ação muito produtiva, onde tivemos uma grande participação da população. Através do empenho da equipe, conseguimos ampliar nosso atendimento na comunidade, ofertando serviços e atendimentos, facilitando o acesso e promovendo um melhor controle de saúde a esta população”, destacou.

Ontem (20/3), a ESF São Roque 1 ofertou um encontro de gestantes para usuárias da unidade. Na ocasião, foi realizado uma roda de conversa, a qual trouxe à tona a importância da amamentação e dos benefícios que ela traz aos recém-nascidos. O evento teve início em um horário especial, para que um número maior de mães conseguisse atender ao local. As atividades foram ministradas pela enfermeira, Iyene Rodrigues.

Hoje (21/3), foi realizado mais um encontro do "Saúde na Praça", promovido pela ESF Candidés. As profissionais da unidade orientaram as participantes sobre a importância dos cuidados com a saúde bucal para um sorriso saudável e feliz. As usuárias receberam informações sobre as formas corretas de escovação, além de medidas para evitar doenças. A ação contou com a presença da agente comunitária de saúde, Kellen Aparecida, e da dentista, Geni Fernanda.

A ESF Catalão promoveu, na tarde de hoje (21/3), uma ação do projeto Vem Viver II, no bairro Jardim Copacabana para 36 participantes. Os profissionais abordaram assuntos sobre a saúde bucal, levando orientações aos pacientes a forma correta de higienizar e escovar os dentes, além de distribuírem kits de higiene bucal.

A ação foi direcionada pela dentista, Bruna Nunes, juntamente com os auxiliares em saúde bucal, Maycon Alves e Graziela Ribeiro, e a técnica em saúde bucal, Neide Aparecida. O idealizador do projeto, Luciano Henrique Muniz, também esteve presente e agradeceu a colaboração de todos.