21 MAR 2023
Semed celebra Dia Mundial da Síndrome de Down
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), lembra que hoje (21/3), é Dia Mundial da Síndrome de Down, data que visa a conscientização global para celebrar a vida das pessoas com a síndrome e para garantir que elas tenham as mesmas liberdades e oportunidades que todas as pessoas.

A data, escolhida para representar a triplicação do 21º cromossoma que causa a síndrome, é reconhecida de forma oficial pelas Nações Unidas desde 2012. A celebração do dia, também, ajuda na inclusão das pessoas com a síndrome na escola, uma vez que incentiva na busca por conhecimento das suas características, e com essa experiência é possível adaptar as estratégias de ensino.

A Semed destaca que a rede municipal de ensino de Divinópolis possui atualmente 53 estudantes com Síndrome de Down matriculados na educação infantil e no ensino fundamental, e que o planejamento pedagógico das escolas considera as características de cada criança para propor estratégias diferenciadas e favorecer a aprendizagem.

Para contribuir com o trabalho desenvolvido, a secretaria realiza orientações específicas aos professores por meio da Equipe Multidisciplinar Itinerante da Educação Especial (Emiede), pois o educador precisa conhecer as potencialidades da criança, assim como suas maiores dificuldades cognitivas e comportamentais e por esse motivo, a participação da família é essencial, assim como dos profissionais que trabalham com a criança fora da escola.

A Emiede indica que o trabalho pedagógico com os estudantes com Síndrome de Down não pode ser muito diferente do que se faz com uma criança sem a síndrome, é o mesmo processo de contribuir para o crescimento, acompanhar cada aprendizado, educar com amor e carinho, de forma espontânea e natural, acolhendo e respeitando suas limitações.

A coordenadora da Emiede, Erika Muniz Oliveira Leão, explicou o que é definido como educação inclusiva. “A educação inclusiva envolve uma educação para todos, dando a cada um, o seu espaço, proporcionando a todas as pessoas a oportunidade de construir e se desenvolver a partir de suas capacidades, se expressar, integrando e interagindo com as atividades que envolvem os colegas, cada um com sua singularidade. Na escola inclusiva, não existem restrições e separações dos alunos, todos se igualam em suas contendas”, comentou.