26 DEZ 2022
Semusa divulga desempenho do município em relação ao acompanhamento nutricional
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa o bom desempenho do município em relação ao acompanhamento nutricional e consumo alimentar da população. Divinópolis, integra assim, o grupo de quatro municípios da macrorregião de saúde oeste que cumpriram a meta proposta referente ao ano de 2022.

Com o desempenho, o município recebe recursos da Portaria GM/MS Nº 411, de 25 de fevereiro de 2022, que habilita municípios com mais de 30 mil habitantes ao recebimento de incentivo para estruturação e implementação de ações de alimentação e nutrição.  O financiamento, nesses casos, só ocorre em cidades que batem a meta recebem o financiamento.

Até o dia 29 de novembro de 2022, a Atenção Primária à Saúde (APS) havia acompanhado 40.724 indivíduos nas unidades de saúde. Em comparação com o ano de 2018, ano antes do período pandêmico, o município havia acompanhado apenas 20.890 indivíduos. Os números demonstram um crescimento considerável e satisfatório no monitoramento da população quanto às questões envolvendo alimentação e nutrição.

De acordo com os dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional, as unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) Belvedere e Sagrada Família / Santa Lúcia / Vila das Roseiras tiveram destaque. As unidades demonstraram o melhor desempenho em relação ao acompanhamento do consumo alimentar de crianças menores de dois anos na Atenção Primária à Saúde (APS).

A ESF Sagrada Família/Santa Lúcia/Vila das Roseiras também teve êxito no acompanhamento de peso e altura de crianças menores de cinco anos. Em relação ao acompanhamento de peso e altura da população idosa, cabe ressaltar o bom trabalho da ESF Central e da ESF Belvedere.

A referência técnica da APS, Anna Gabryela S. Duarte, apontou a necessidade de uma alimentação saudável para o desenvolvimento. “A alimentação e nutrição constituem-se em requisitos básicos para a promoção e a proteção da saúde. Juntas, elas possibilitam a afirmação plena do potencial de crescimento e desenvolvimento humano, com qualidade de vida”, comentou.

Segundo o secretário de Saúde, Alan Rodrigo, são inúmeros os benefícios desse trabalho efetuado com sucesso. “O acompanhamento e a vigilância nutricional permitem a utilização efetiva dos dados individuais e coletivos para o planejamento, e também para a organização da oferta de cuidado no SUS. Além disso, eles fortalecem a atenção integral à saúde da população”, concluiu.

Através do acompanhamento do estado nutricional e consumo alimentar dos indivíduos, os gestores conseguem descrever as tendências das condições de nutrição da população. Com isso, são propostas intervenções com vistas a organização do cuidado e da atenção nutricional no Sistema Único de Saúde (SUS).
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024