12 DEZ 2022
ESF Nilda Barros promove ações voltadas ao Previne Brasil
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou neste sábado (10/12), ações voltadas para o aumento dos indicadores do Previne Brasil. As atividades foram promovidas pela unidade de Estratégia e Saúde da Família (ESF) Nilda Barros.

Na ocasião, foram realizados doze preventivos, os quais estavam atrasados e dentro da faixa etária do previne. Foram feitas ainda, consultas de enfermagem do Hiperdia (Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos) com solicitação de exames e avaliações clínicas, exames de eletrocardiogramas. Nesses casos, o laudo e resultado foram entregues aos pacientes, medidas antropométricas e avaliações odontológicas.

De acordo com o Ministério da Saúde, a proposta do Previne Brasil tem como princípio, a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária. O projeto visa também, fortalecer o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.

As atividades foram realizadas pela enfermeira, Luana Silva, pela técnica de enfermagem, Alícia de Oliveira, pelas agentes comunitárias de saúde, Meire Cláudia e Carolyna Kássia. Além disso, houve o apoio dos residentes de enfermagem da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ – R1), Leila Nascimento, Allan Bessa, Sabrina de Morais, Ana Carolina Nunes e Jessica Dalivete, e da dentista da unidade, Emanuela Betany.

O supervisor da unidade, Alisson Israel Rodrigues, destaca como as atividades são relevantes para todos os envolvidos. “Essas ações estratégicas em saúde viabilizam o acesso do trabalhador. São muito importantes porque além de alcançarem indicadores do Ministério da Saúde, promovem o êxito em alcançar princípios do Sus”, afirma.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024