A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), promoveu no fim de novembro, um mutirão de atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A ação foi feita através de uma parceria com a equipe do projeto Provar, com a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Um dos principais focos do mutirão foi a indicação de pacientes para realização de exames de ecocardiograma.
Durante a ação, foram realizados 154 exames, através da atuação de vários profissionais, dentre: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Estiveram presentes também, cinco cardiologistas do Hospital das Clínicas da UFMG: Cássia Aparecida Silva, Luz Marina Tacuri Chaves, Marcia Melo Barbosa, Jessica Elvira Machado Veloso e Maria do Carmo Pereira Nunes. Os cardiologistas, por sua vez, atuaram simultaneamente na realização dos exames, emitindo laudos prontamente por meio da plataforma da telemedicina.
No decorrer do mutirão, outras 48 pessoas foram atendidas na unidade, sendo beneficiadas com ações de aferição de pressão, testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis (IST), avaliação antropométrica e orientações em saúde.
A diretora de Atenção à Saúde, Daniela Dias Vasconcelos, falou sobre a importância de ações como essa para a população. "Ações como esta favorecem o diagnóstico precoce e permitem o acompanhamento oportuno e qualificado de pessoas com doenças cardíacas acompanhadas no SUS", declarou.