25 NOV 2022
Saúde do homem é pauta em diversas unidades de saúde
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou ontem (24/11) ações de saúde em homenagem ao Novembro Azul, promovidas pelas unidades de Estratégia e Saúde da Família (ESFs) Ermida, Bom Pastor, Candelária e Porto Velho.

A ESF Ermida promoveu uma roda de conversa, conduzida pelo doutor, Rufino de Freitas Silva, preceptor da UFSJ, juntamente com alunos do curso de medicina e a equipe da unidade. Os profissionais realizaram uma excelente abordagem a respeito do Novembro Azul e os cuidados necessários para a saúde do homem, com diversos usuários da ESF.

A unidade do Bom Pastor, juntamente com a ESF Candelária, realizou palestras e roda de conversa, para os usuários da ESF, sobre sexualidade masculina, higiene, alimentação para uma vida sexual saudável, orientação sobre sexo saudável e realização de atendimentos médicos e testes rápidos.

A ação foi direcionada pelas agentes comunitárias de saúde Marcilene Bispo e Marina Rocha. Além do tema de saúde do homem, a dentista, Daniela de Sá, realizou atendimentos dentários e forneceu informações para os pacientes a respeito da saúde bucal.

E a ESF Porto Velho organizou uma terapia coletiva, abordando temas em comemoração ao Novembro Azul. Foi o segundo encontro de café comunitário, organizado e direcionado pela equipe da unidade, para os usuários. No final foram sorteados brindes para os participantes.