A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), destaca ações realizadas pelas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESFs) Porto Velho e Vale do Sol, em prol da saúde mental e bucal de usuários estudantes.
Hoje (21/11) a ESF Vale do Sol promoveu um dia de saúde bucal, com alunos da Escola Municipal João Severino, localizada no bairro Davanuze. A ação foi direcionada pela dentista da equipe de odontologia da unidade, Christiane Fátima Oliveira, juntamente com a agente comunitária de saúde (ACS), Elisa Aparecida, e os estagiários de odontologia da Unifenas, Matheus Fernandes Ramos e Márcia Normandia.
Os estudantes tiveram uma excelente interação com os profissionais e estagiários, que realizaram uma palestra educacional, a qual foram abordados assuntos como cárie, gengivite, fluorose, halitose, herpes e mononucleose, tendo como objetivo o alerta e a prevenção das principais doenças que acometem a cavidade bucal, além da importância de hábitos saudáveis. No final do encontro foram sorteados kits de higiene bucal.
No salão da ESF Porto Velho, na quinta-feira (17/11), foi realizada sessão de auriculoterapia e uma roda de conversa direcionada pela equipe de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics). As atividades acontecem toda quinta-feira, das 15h às 17h, para toda a comunidade do bairro.
O encontro contou com a participação do médico e terapeuta, William Bueno; da agente comunitária de saúde (ACS) e terapeuta, Doralice Barbosa; da auxiliar de equipe, Jaqueline Elias; da terapeuta voluntária, Sâmela Guimarães e demais funcionários da unidade. Foram ofertados auriculoterapia, dança circular, massoterapia, musicoterapia, relaxamento e terapia em grupo, para dezenas de participantes.