A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou na última semana, uma roda de conversa sobre alimentação saudável. A ação foi proposta aos pacientes com diagnóstico de fibromialgia, os quais são acompanhadas pela equipe multiprofissional do Centro Regional de Reabilitação (Crer).
O encontro foi moderado pela nutricionista do Crer, Juliana Mara Bicalho, e fez parte do programa de comemoração da “Semana Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional”. A reunião contou com participação de quatro pacientes, que atualmente, estão sob acompanhamento da equipe multiprofissional do Crer.
Este é o projeto piloto, iniciado em 2021, quando seis pacientes foram atendidas. As pacientes são acompanhadas semanalmente, por aproximadamente três meses, pela equipe multiprofissional no Crer. A equipe, por sua vez, é formada por fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo e terapeuta ocupacional.
A nutricionista, Juliana Bicalho, explicou que o tratamento interdisciplinar dos pacientes com fibromialgia permite construir o cuidado integral à saúde. “Esperamos que a implantação do acompanhamento multiprofissional de outros pacientes, possa reduzir o impacto negativo. O qual é associado à experiência de viver com uma condição de saúde crônica, como a fibromialgia, e na qualidade de vida dos pacientes, assim como no projeto piloto”, disse.
As participantes solicitaram outra reunião, prevista para o dia 9 de novembro, às 8h30, no Crer. A ação é realizada pela Prefeitura, em colaboração com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comseans) e com a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan).