18 AGO 2022
Exposição da “Semana da Educação Infantil 2022” é inaugurada na Prefeitura
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, na tarde de hoje (18/8), a abertura da exposição em homenagem a “Semana Nacional da Educação Infantil de 2022”. A mostra está localizada no hall de entrada do Centro Administrativo e ficará disponível para visitação das 8h às 18h, até o dia 30 de agosto.

A exposição de fotos tem objetivo de apresentar a população “O cotidiano na Educação Infantil”, que faz parte da programação da Semana Nacional da Educação Infantil, que é comemorada no período de 21 a 27 de agosto. As fotos expostas revelam o movimento, as vivências e o protagonismo das crianças, aos olhos das 37 unidades escolares da rede municipal que atendem essa modalidade de ensino.

Durante o evento, um grupo de 18 crianças, do Cmei Isaura Ferreira, apresentaram uma dança em homenagem a data, organizado pela diretora Jaqueline Medeiros Amaral de Assis. Além disso, todos os convidados puderam assistir o vídeo institucional para a Semana da Educação Infantil, produzido pela Diretoria de Comunicação.

Daniela Freire Menezes, técnica da gerência de políticas educacionais, contou sobre a idéia da exposição de fotos. “Todas essas imagens retratam o cotidiano como o dia-a-dia das crianças, as ações, as atividades, as brincadeiras, que estão vinculadas no currículo da Educação Infantil”, pontuou.

De acordo com a professora Patrícia Tavares, apontou os benefícios da Semana Nacional da Educação Infantil. “Essa programação é extensiva, não só para as famílias, como para os profissionais da educação e para toda comunidade. O fazer da criança fica muito claro, quando nós vemos que tudo para eles é brincadeira”, concluiu.

Ilzinha Diniz, gerente de políticas educacionais, representou a secretária de Educação, Andreia Dimas, apresentando os motivos dessa exposição acontecer. “A partir da Pastoral da criança, todos os municípios começaram a se preocupar com a infância, tornou-se para nós um momento de reflexão, então nossa cidade fez nascer a Semana da Educação Infantil”, lembrou.
O diretor da Secretaria da Educação, Leandro Reis, mencionou sobre ser um ano histórico para a educação de Divinópolis. “É com muita alegria que eu afirmo, que nunca tivemos uma Semana de Educação Infantil com tantas ações e com tantos projetos como esse ano, então temos que agradecer aos gestores de cidade”, destacou.

A vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida, exaltou o trabalho realizado pelos profissionais da educação infantil e comentou sobre a importância da educação. “É gratificante ver o desempenho que estes profissionais desempenham, não apenas para ensinar, mas para transformar a vida das crianças do município. Essa gestão trabalha sempre com o intuito de ampliar as condições educacionais, afinal educação não é custo é investimento”, exaltou.

O prefeito Gleidson Azevedo, agradeceu aos educadores e completou os comentários da vice-prefeita. “Quero agradecer a estes profissionais pelo serviço prestado com excelência ao município, entregando uma educação de qualidade igual e até superior do que nas escolas particulares. Educação sempre será prioridade nesta gestão, como menciona a Janete, não é custo, é investimento”, finalizou.