10 AGO 2022
Prefeitura realiza abertura do programa “Acelera Divinópolis”
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo (Semdes), realizou ontem (9/8) o evento de abertura do “Acelera Divinópolis’. O objetivo do programa é dinamizar o desenvolvimento do município através das boas ideias, que podem se transformar em negócios lucrativos. No evento representantes das 15 startups selecionadas marcaram presença, as equipes receberam as boas-vindas ao programa e os parabéns de todo ecossistema de inovação de Divinópolis.

O secretário de desenvolvimento econômico, Luiz Ângelo, que estava presente na solenidade falou de como é importante o trabalho em equipe para que programas como este sejam realizados. “Esse projeto ele só aconteceu graças ás parcerias que se engajaram. Nós não tínhamos e não temos a pretensão de que a prefeitura seja ou tenha um monopólio de qualquer tipo de projeto. Nós queremos que a prefeitura seja um dos elos da famosa tríplice hélice para inovação. Temos que ter o setor público participante e atuante que é o nosso objetivo, mas sempre conectado, integrado com o mercado e também com as nossas instituições de ensino. Que continuemos assim, com o elo de desenvolvimento. Agradecemos o engajamento e a confiança de todos neste projeto,” agradeceu.

O Secretário de Administração, Thiago Nunes, que também compareceu ao evento, parabenizou a criação do programa. “Quem conhece um pouco de Divinópolis, não imaginaria que ela estaria em seu plano de governo tratando de inovação de startup, ninguém sonhava de ver isso. Divinópolis está aqui para isso, para poder inovar. É uma gestão que trás o de mais moderno para nossa população. A prefeitura tem que ser o elo, o canal, o facilitador, ela tem que estar ao lado dos contribuintes, dos cidadãos. Que esse programa possa não seja só um piloto, mas que ele possa nascer de um gigantesco maior para poder trazer Divinópolis ao protagonismo que a cidade merece”, discursou.

A vice-prefeita e secretária de governo, Janete Aparecida, falou sobre o quão necessário é esse programa para o município. “Divinópolis é uma cidade que esta a frente do seu tempo mas que estava dormindo. Não reconhecer o que temos de capacidade tecnológica é andar para trás. A exportação da nossa mão de obra intelectual é o motivo da minha insatisfação. Devemos abrir espaço para essa mão de obra intelectual e inteligente que temos na nossa cidade. Obrigado por vocês terem confiado, terem se inscritos, estarem participando e fazendo disso um piloto de sucesso, pois tenho certeza que vai ser sucesso. Nós vamos transformar essa cidade e isso é apenas o começo”, relatou.

O prefeito de Divinópolis, Gleidson Azevedo, falou em como este programa vai levar a cidade a novos patamares. “Quando começamos a pré campanha, muita gente perguntou se daríamos conta. Graças a Deus estamos levantando Divinópolis para um novo patamar. Quando se tem uma academia igual a nossa e se esquece dos universitários, isso é não dar valor a eles. Estamos em 2022 e não pensar em inovação, startups é andar para trás. Tenho certeza que a partir de agora vamos falar muito disso, para podermos ir a outro patamar. Não vamos esquecer que somos o pólo da confecção, mas quem sabe podemos ser também o pólo da inovação. Agradeço de coração a todos que contribuíram por esse projeto. Vocês são o futuro de Divinópolis.  Agora é acelera Divinópolis para a inovação,” finalizou.

A coordenadora de apoio ao empreendedor da Semdes, Heloísa Colares, destacou, “o Acelera Divinópolis compreende uma jornada de pré-aceleração de startups com duração de 4 meses, que se iniciará no dia 15 de agosto. Os selecionados terão oportunidade de participar de diversas mentorias, palestras online e presenciais gratuitas, terão ainda, acesso a infraestrutura como espaço físico, computadores e internet para desenvolverem o projeto. Além disso o programa trará diversos benefícios para Divinópolis, sendo eles: a atração de novas empresas para a cidade, criação de produtos inovadores para beneficiar a população, acesso a novos mercados, aumento da empregabilidade, fomento de um ecossistema de inovação na cidade e a atração e manutenção do capital humano e de projetos com alto valor agregado e potencial de crescimento”.

Além dos que se pronunciaram, compareceram a representante do Sebrae, Isabela Sousa Menezes; o professor Alexsandro Galdino, da UFSJ; o representante da startup Fusion, Leandro Rodrigues; o representante da diretoria executiva do Sicoob Divicred, Sérgio Túlio. Estiveram presentes também as autoridades municipais, os coordenadores, alunos, professores, servidores, imprensa e empresários.

Durante a solenidade, houve a entrega de certificado de parceria aos colaboradores, os parabenizados foram:
•    Centro Federal De Educação Tecnológica De Minas Gerais
•    Faculdade Una De Divinópolis