09 AGO 2022
Profissionais da Escola José Carlos Pereira participam de capacitação
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Centro de Referência dos Profissionais da Educação (CRPE), o encontro de formação sobre manejo comportamental para crianças com Transtorno do Espectro Autista.

A formação, ministrada por Evanda Miranda e Isabel Silva do CRPE, foi realizada na semana passada, em dois turnos, na Escola Municipal José Carlos Pereira. Participaram professoras da educação infantil, direção pedagógica, supervisoras e assistentes educacionais, contabilizando cerca de 25 pessoas.

A atividade tinha como objetivo apresentar aos professores os princípios básicos da Análise do Comportamento Aplicada (ABA), bem como as funções do comportamento e como fazer a troca de comportamentos inapropriados por comportamentos alternativos.

Vários foram os assuntos abordados tais como contextos de aplicação da ciência da ABA, avaliação de preferência, reforçadores positivos e negativos, treino de comunicação funcional. A conversa durante o encontro de formação se deu fazendo a associação entre a teoria e elementos práticos da ação docente.

Denise Fernandes, professora na E. M. José Carlos Pereira, destacou o quanto estes ensinamentos agregam na forma de ensino. “Temos em mãos uma ciência que estuda e nos ajuda na forma de trabalhar e ensinar as crianças”, exaltou.

A também professora Helena Batista, acrescentou o quanto esses conhecimentos elevam a forma de ensina e atenção para com os alunos. “É um conceito que não apenas eleva nossa maneira de trabalhar com as crianças, buscando extrair e aproveitar ao máximo nossa capacidade de ensino”, finalizou.