25 JUL 2022
FAZENDA
Prefeitura lança novas possibilidades de pagamentos de tributos e taxas
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Administração, Orçamento, Informação, Ciência e Tecnologia (Semad), junto a Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz), lançou hoje (25/07), o serviço de pagamento de tributos e taxas por meio de cartão de crédito e débito, com objetivo de agilizar mais ainda o serviço prestado ao contribuinte.

Esta ação dará a população a possibilidade de realização de parcelamento e pagamentos eletrônicos municipais tributários ou não, como ISS, IPTU, ITBI, taxas de licenças, dívidas ativas e receitas diversas, por meio de transações via web, cuja operacionalização se dá pelo pagamento via cartão de crédito e débito, e presencialmente por meio de terminais de autoatendimento (ATM).

O objetivo desse novo serviço é proporcionar aos contribuintes, pessoas físicas ou jurídicas, pagar os tributos com cartão de débito, evitando os riscos inerentes à circulação de moeda corrente, ou por meio de cartão de crédito, o que lhes oferece a oportunidade de parcelar seus débitos em seu cartão. Também é benéfico ao município, ja que a ampliação das modalidades de pagamentos dos tributos aliadas à possibilidade de ampliação do prazo de pagamento para o contribuinte, certamente trará diminuição do inadimplemento.

A título de exemplo, o contribuinte poderá parcelar o ITBI em 12 vezes, no entanto, o Município de Divinópolis receberá o valor integral e à vista, proporcionando ao cidadão a liberação mais rápida de seu processo.

Segundo o secretário de Administração, Thiago Nunes, essa é uma inovação muito positiva, especialmente para aqueles que precisam ter suas certidões de quitação emitidas de forma ainda mais ágil. “Graças a união entre as secretarias de Administração e Fazenda, estamos sempre procurando novidades que possam auxiliar na melhoria de serviços ao contribuinte. Já oferecemos algumas formas de quitação como o PIX, mas o pagamento via cartão é mais um canal que vamos disponibilizar”, explicou.

O secretário de Fazenda, Gabriel Vivas aponta as vantagens da mudança. "Para Divinópolis, a quitação dos tributos será instantânea, enquanto o contribuinte poderá pagar parcelado da melhor forma, de acordo com a instituição financeira do cartão," comentou.
A vice-prefeita e secretária de Governo, acrescentou. “É uma forma de conceder a população uma alternativa para regularizar a efetuação do pagamento de tributos. Essa gestão trabalha com o conceito de facilitar e dar melhores condições ao cidadão divinopolitano”, concluiu.

O prefeito Gleidson Azevedo, comentou sobre a nova forma de pagamento. “É uma maneira de beneficiar a população, dando a possibilidade, através do cartão de crédito parcelar qualquer tributo a ser pago ao município, da maneira mais adequada as condições do cidadão”, finalizou.

PIX

Um outro exemplo já existente é a possibilidade de pagamento via PIX. A tecnologia foi implantada de modo pioneiro em Divinópolis, e proporcionou uma nova experiência ao contribuinte. As vantagens para quem utiliza o pagamento via PIX são inúmeras, dentre elas ressaltamos a rapidez, facilidade e segurança, além de proporcionar uma economia significativa para o Município em tarifas bancárias.

Divinópolis não para de avançar, os resultados são muitos significativos. É a Prefeitura simplificando os serviços aos seus cidadãos.