A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou na última sexta-feira (8/7), capacitações com os agentes comunitários de saúde (ACS) de 23 equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF).
Ao todo, 97 profissionais da zona urbana foram capacitados para o uso do aplicativo e-SUS território, que irá otimizar os cadastros familiares e individuais no sistema de informação e-SUS APS. Os ACS da zona rural já foram capacitados e contemplados com a distribuição dos tablets.
A capacitação foi organizada e ministrada por profissionais da gestão que são responsáveis pelo Sistema de Informação na Diretoria de Atenção Primária à Saúde (Daps). Os capacitados receberam tablets para realizar trabalhos de cadastro e visitas domiciliares e individuais no seu território/microárea.
Os equipamentos tecnológicos possibilitam maior agilidade na coleta de dados, com mais confiabilidade e envio de dados mais fidedignos ao Ministério da Saúde, garantindo assim que o recurso financeiro seja habilitado ao município.
Os profissionais terão mais conforto para o trabalho, que evitará retrabalho já que a alimentação da informação, em tempo real, no domicílio, evitará preenchimento em formulário de papel para posterior lançamento no sistema. Assim, os dados coletados serão sincronizados diretamente com a base de dados do sistema de informação e-SUS, evitando ainda erros e inconsistências.
De acordo com Simone Cassiano, referência técnica da Daps em sistema de informação, lembra que a implantação e distribuição dos tablets para o trabalho dos ACS é uma reinvindicação de anos da categoria profissional, que conseguiu ser efetivada nesta gestão. “O processo de trabalho dos ACS será melhor conduzido, possibilitando o acompanhamento mais efetivo dos indivíduos e suas famílias, bem como o acompanhamento de agravos a saúde da população”, destacou.
A ACS Jossilene da Glória Tavares, que atua na ESF Jardinópolis, diz sobre a experiência com o novo equipamento. “Para mim foi um presente! O tablet é realmente é um ganho muito grande no processo de trabalho. Realmente é mais ágil e facilita o trabalho, porque você já resolve o serviço durante a visita”, relatou.
Jose Capanema Rabelo, ACS da ESF Buritis, diz que a tecnologia vai agilizar o trabalho. “Enfim, o futuro tão prometido e esperado chegou! Isso só é possível através da inovação e tecnologia. O trabalho realizado com o tablet estabelece conforto agilidade e segurança”, pontuou.
Ana Cristina Borges, também ACS da ESF Buritis, coloca que os tablets melhoraram e muito o trabalho dos agentes. “Com a implantação dos tablets, nós tivemos muitas melhorias, facilidades e agilidade no processo de trabalho. E isso na área da saúde, tem muita importância para a população”, destacou.