A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou o primeiro encontro de formação do Programa Educar com Amor Exigente (Educae). A ação foi realizada ontem (30/6) no auditório da Semed, das 18h30 às 20h10.
Participaram da atividade 15 pessoas, sendo elas professores de ensino religioso e de outros componentes curriculares, das redes municipal e estadual. O trabalho foi coordenado pela professora formadora do Centro de Referência dos Profissionais da Educação (CRPE), Eliane Elisa Gonçalves, e pela voluntária do Amor Exigente, Antelma Militão.
A formação objetivou proporcionar condições aos educadores para desenvolver, com as crianças e adolescentes o EDUCAE, e com as comunidades escolares, a Escola de Pais, nas unidades escolares de Divinópolis.
Foi realizada a aula de abertura dos encontros com uma contextualização sobre o Amor Exigente, apresentando os 12 princípios, a metodologia e a importância do trabalho com as competências socioemocionais com os estudantes. Durante a exposição dialogada foi abordada a conexão entre Currículo Referência de Minas Gerais e o Programa Educar com Amor Exigente.
A gerente de Políticas Educacionais, Ilzinha Diniz, esteve presente apoiando o encontro. “É importante trabalhar com o Educae, pois ele trata do amor. Nossos alunos precisam aprender matemática, português, ciências, mas precisam aprender a desenvolver as competências socioemocionais. Sem elas, muitas vezes, não conseguem aprendem bem os outros componentes”, declarou.
A formação do Educae acontecerá em 12 encontros, quinzenais, às quintas-feiras das 18h30 às 20h10, na Semed. Excepcionalmente, na próxima quinta-feira, dia 7 de julho, por definição do próprio grupo, já será realizado o segundo encontro.
Segundo Eliane, o Educae desperta o interesse dos educadores, pais e estudantes para as questões que interferem diretamente no alcance de uma boa qualidade de vida. “O projeto possibilita conhecer-se melhor, superar desafios, empreender e viver de forma inteligente, ampliando a gama de afetos para lidar positivamente nas interações sociais e familiares”, comentou.