A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou na manhã de ontem (14/6), uma reunião com a Rede Complementar de Cuidados Álcool e Drogas do município.
O evento ocorreu no auditório da Semas e foi promovida pela Diretoria Sobre Drogas e Direitos Humanos, representada por Maicom Marques, juntamente da referência técnica de Política Sobre Drogas, Graziela Severo.
A reunião teve como pauta, o estudo da Resolução Conad nº 01/2015, que regulamenta, no âmbito do Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (Sisnad), as entidades que realizam o acolhimento de pessoas, em caráter voluntário, com problemas associados ao uso nocivo ou dependência de substância psicoativa, caracterizadas como comunidades terapêuticas.
O momento teve como propósito capacitar e nortear os profissionais presentes sob a perspectiva das legislações pertinentes e orientar a construção do Plano terapêutico Singular (PTS) e demais instrumentais cabíveis aos serviços denominados comunidades terapêuticas.
Tal momento foi ministrado pela psicóloga, Carolina Valinhas Manata, especialista em atendimento à dependência química pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), em terapia cognitivo-comportamental pela Faculdade Pitágoras, responsável técnica da comunidade terapêutica Casa Dia e presidente do Conselho Municipal Sobre Drogas (Comad).
De acordo com Maicom Marques, “momentos como estes viabilizam o fortalecimento das equipes que atuam na política sobre drogas e busca promover alinhamento de ações, qualificação, discussão de casos e abordagens exitosas na intenção de identificar, avaliar e aprovar boas práticas de forma mais assertivas”, destacou.
Também estiveram presentes referencias técnicas e coordenadores das comunidades terapêuticas que já se encontram regulamentadas no município: Casa Dia, Fonte Viva, Casa São Pio - Sacramor, Filho Pródigo, Projeto Quero Viver e Pérolas e também representantes do Projeto Vem Viver que estão em processo de regularização.