03 JUN 2022
Seplam anuncia ações em prol do mês do meio ambiente
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Políticas de Mobilidade Urbana (Seplam), informa que as festividades em comemoração ao Dia Mundial do Meio ambiente 2022 estão abertas. Os eventos ocorrerão durante o decorrer deste mês.

O tema da festividade deste ano é: "Uma Só Terra". O intuito do movimento é destacar a necessidade de se viver de forma sustentável em harmonia com a natureza, promovendo transformações, a partir de políticas públicas e das nossas escolhas, rumo a estilos de vida menos poluentes e mais verdes.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado desde 1974, no dia cinco de junho, e envolve governos, empresas, celebridades e cidadãos na concentração de esforços no que diz respeito à problemática da questão ambiental.

Programação de Eventos

Dia 5 - Mostra de Ações Ambientais
Local: Praça Benedito Valadares (Praça do Santuário)
Horário: 10h às 14h.
Realização: Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Políticas de Mobilidade Urbana (Seplam).

Dia 6 ao 8 - 1º Semana de Direito Ambiental
Programação: disponível no Instagram da OAB e no do Fórum da Agenda 21
Local: Auditório Unifenas
Realização: Comissão de Meio Ambiente 48ª Subseção da OAB Divinópolis/MG

Dia 7 – Mesa Redonda
Tema: Preservação e proteção das nascentes e áreas de preservação Permanentes.
Convidados: Adriano Parreiras (UEMG), Beatriz Alves Ferreira (UFSJ), Vilma Aparecida Messias (Seplan), Reginaldo Teodoro (Copasa)
Local: Auditório do Cefet/MG com transmissão simultânea via You Tube

Dia 9 – Palestra sobre resíduos sólidos
Tema: Resíduos Sólidos: matéria prima para a transição rumo à economia de carbono zero.
Palestrante: Felipe Gomes (Engenheiro Ambiental/Idealizador do “Coletivo Ah, É Lixo”)
Local: Auditório do centro de Assistência Social (Creas) Rua: Geraldo Serrano 2250, bairro São Judas.

Dia 14 – Participação da Ctcon na reunião do Copam
Realização: Câmara Técnica de Comunicação e Educação Ambiental do CBH Rio Pará

Dia 15 – Live na Agenda 21
Tema: Importância da Educação Ambiental no cotidiano das Unidades Escolares
Convidadas: Angelita Oliveira - Coordenadora do Centro de Educação Infantil da Secretaria de Educação e professora Daniela Couto - Coordenadora da Agência de Jornalismo na Universidade do Estado de Minas Gerais.
Acesso: Instagram do Fórum da Agenda 21
LIVE NA AGENDA 21

Dia 22- Palestra sobre crise hídrica
Tema: Crise Hídrica: situação e formas de enfrentamento.
Palestrante: Marcos Vinicus Polignano (Prof. UFMG/Presidente do CBH Rio das Velhas/Coordenador do Projeto Manoelzão)
Local: Auditório do Cefet/MG com transmissão simultânea via You Tube
Horário: 18:30

Os eventos terão o apoio da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), Cefet-MG, Unifenas, OAB, Agenda 21 e Crea-MG.