14 FEV 2022
Cesta básica apresenta variação de 18,58% nos últimos 12 meses
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo (Semdes), informa que, nos últimos 12 meses, a cesta básica apresentou variação de 18,58% na cidade, com nova alta que representa 44,2% do salário mínimo.

Em 12 meses, a cesta básica de alimentos em Divinópolis variou positivamente 18,58%, dado apontado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Econômico Sociais (NEPES) da Faculdade Una Divinópolis. Segundo o comparativo, o grupo de alimentos em janeiro de 2021 custava R$ 451,97 e um ano depois, janeiro de 2022, chega a R$ 535,95.

A variação assusta o divinopolitano que durante o ano de 2021 viu o índice subir por várias vezes. No primeiro levantamento do ano, a cesta básica apresentou um reajuste de 2,03% em relação a dezembro, quando o custo foi de R$ 525,29.

De acordo com o professor universitário e coordenador do NEPES/Una, Wagner Almeida, ao comparar o custo da cesta básica em Divinópolis no mês janeiro/2022 com mesmo período de 2021, observa-se uma variação positiva de 18,6% em 12 meses. E para 2022, um novo aumento. Comparado a dezembro, a cesta básica subiu 2,03%.

A carne bovina segue representando o maior peso (41,1%) na composição da cesta básica de alimentos. Outros itens que demonstraram aumento no mês são: a batata-inglesa (53,61%), o feijão (9,63%) e a banana-prata (9,23%), sendo esta última em função da diminuição da área plantada.

A pesquisa do custo da cesta básica é realizada conforme metodologia adotada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) e foi realizada entre os dias 21 e 26 de janeiro/2022 com o levantamento de preços praticados por oito estabelecimentos com representatividade no ramo de produtos alimentícios no município de Divinópolis.

Wagner ainda explica. “Esses números apontam que os alimentos da cesta básica tiveram alta acima da inflação em 2021, que fechou o ano em 10,06% segundo dados do IBGE. Esse aumento observado no nível de preços se deve a diversos fatores, fatores estes que fizeram a inflação pesar no bolso do trabalhador em 2021”, afirmou.

Esta cesta, chamada Cesta Básica de Alimentos, é composta por 13 produtos alimentícios, que seriam suficientes para o sustento e bem-estar de um trabalhador em idade adulta, durante um mês, contendo quantidades balanceadas de todos os nutrientes necessários à manutenção da saúde.

Salário Mínimo

Ainda segundo o professor universitário e coordenador do NEPES/Una, Wagner Almeida, de acordo com o levantamento realizado em Divinópolis no mês de janeiro/2022, estima-se que o Salário Mínimo necessário deveria ser equivalente a R$ 4.502,52 ou 3,71 vezes o mínimo de R$ 1.212,00.

Com base no valor médio da cesta básica em janeiro/2022, o trabalhador divinopolitano remunerado pelo piso nacional de R$1.212,00, precisou trabalhar 97 horas e 17 minutos para adquirir os produtos básicos da alimentação.