21 JAN 2022
SAÚDE
Comitê Macrorregional Oeste recomenda suspensão de eventos de rua no período do Carnaval
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa que, através da Nota Técnica nº 1/SES/CMACRO-COVID19-OESTE/2022, encaminhada ontem (20/1), o Comitê Macrorregional Oeste Covid-19 recomenda aos municípios da região, a suspensão dos eventos de rua no período do carnaval, bem como outras medidas restritivas no sentido de evitar grandes aglomerações de pessoas, a fim de conter o avanço da covid-19.

A decisão partiu de reunião do Comitê Macrorregional Covid-19 Oeste, realizada na última sexta-feira (14/1), que de forma unânime, pediu a suspensão dos eventos carnavalescos e demais eventos com grandes aglomerações.

A decisão levou em consideração alguns fatores:
- Que Macrorregião Oeste de Saúde, que engloba 53 municípios, teve um aumento na incidência de casos positivos para covid-19 notificados nos últimos sete dias de 900% e dos últimos 14 dias de 4.160%;
- Tendência de aumento se manifestou em todas as microrregiões do território;
- Aumento da taxa de ocupação de leitos UTI Covid-19 adulto e pediátrica, que estavam abaixo dos 20% e superaram 40% UTI adulto, 80% UTI pediátrica e 60% enfermaria;
 - Circulação da variante Omicron no território e que ela é de grande transmissibilidade;
- Aumento de casos de Síndromes Gripais.

Diante destes fatores, assim como já tratado no Plano de Plano de Contingência e Planejamento Assistencial para Enfrentamento à Covid-19 apresentado à sociedade hoje (21/1), a Prefeitura de Divinópolis reforça a solicitação para que todos os cidadãos evitem deslocamentos desnecessários e reforcem as medidas de prevenção tão amplamente divulgadas: uso de máscaras, higienização das mãos e, sobretudo, distanciamento social.

Somente com observância criteriosa das medidas preventivas é que podemos frear o ritmo das contaminações e, consequentemente, diminuir a sobrecarga que hoje se impõe aos equipamentos de saúde, sejam eles públicos ou privados e afastar a necessidade de adoção de medidas restritivas que tanto impactam na economia e na empregabilidade.