03 JAN 2022
Semusa disponibiliza programação do “Janeiro Branco”
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), divulga a programação de ações, relacionada ao “Janeiro Branco”.

O Janeiro Branco é uma campanha brasileira iniciada em 2014 que busca chamar a atenção para o tema da saúde mental na vida das pessoas. A campanha foi criada por psicólogos de Uberlândia, Minas Gerais, e busca incentivar as pessoas a mudarem suas vidas e buscarem o que as faz felizes.

O mês de janeiro foi escolhido porque é neste mês que as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais.

Unidades de Saúde

Do dia 3 até o dia 7 de janeiro, nas unidades de saúde ESF Nova Holanda, Sagrada Família e ESF Buriti, as ações do Janeiro Branco serão direcionadas aos funcionários da unidade visando o cuidado em saúde mental da equipe. As unidades serão decoradas de acordo com o tema.

No ESF Sagrada família, durante todo o mês de janeiro, haverá a distribuição de pílulas de cura que são mensagens motivadoras que serão distribuídas aos pacientes que comparecerem a unidade.

No ESF Buritis, no dia 14, ocorrerá uma atividade educativa, durante a “sala de espera”, conscientizando a população sobre a importância dos cuidados com a saúde mental.

Durante o dia 18 de janeiro, no ESF Nova Holanda, será realizada uma auriculoterapia, além de uma atividade desenvolvida sobre auto cuidado. No mesmo dia, no ESF Buritis, ocorrerá uma atividade educativa durante a “sala de espera”, no ponto de apoio Córrego do Paiol. No Sagrada Família haverá realização de dinâmicas com o tema proposto durante o Chi Kung.

No dia 25, no ESF Nova Holanda, haverá novamente auriculoterapia, além de outras atividades de relaxamento. Já no dia 26, no ESF Buritis, será desenvolvida uma atividade educativa durante a “sala de espera”, no ponto de apoio do Ferrador.

Ao final do mês, dia 28, no Centro Social Urbano (CSU) localizado no bairro Interlagos, serão ministradas palestras, além de uma atividade física/relaxamento, com acompanhamento de profissionais da fisioterapia, psicologia, nutricionismo e odontologia.