23 DEZ 2021
Farmácia Central recebe o projeto Sensibilizar
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria de Administração, Orçamento, Informação, Ciência e Tecnologia (Semad) - Centro de Referência em Saúde e Segurança do Trabalhador (Cresst) iniciou, na terça-feira (21/12), as atividades de o Projeto Sensibilizar na Farmácia Central.

De acordo com a coordenadora do Cresst, Inara Tavares, o projeto Sensibilizar, realizado pela equipe multiprofissional, atua na análise de clima organizacional e age conforme o diagnostico levantado nos encontros com o grupo. “A atuação do Cresst através do projeto Sensibilizar tem por objetivo conhecer a rotina de trabalho do servidor dentro do setor de atuação, sendo este o caminho para compreender os desafios enfrentados e promover as potencialidades do grupo na atuação profissional e relações interpessoais. Toda nossa atuação perpassa por parar o trabalho para discutir o trabalho”, explicou.

O Sensibilizar tem por objetivo promover saúde e qualidade de vida no trabalho, consequentemente propicia a possibilidade de redução do absenteísmo.

A solicitação para a realização do projeto parte de uma demanda do grupo ou da própria chefia imediata, a motivação do convite ocorre por variadas situações entre elas o relacionamento interpessoal entre a equipe de trabalho, necessidade de adequações nas rotinas técnicas e administrativas do setor entre outros motivos em geral. “A partir do primeiro encontro começamos a mapear e direcionar as ações, que são pensadas de acordo com as características de cada setor. Não chegamos com uma proposta pronta para o grupo, construímos juntos os caminhos que serão percorridos, os encontros ocorrem através de uma didática descontraída e acolhedora’, detalhou Inara.

O projeto Sensibilizar nasceu de uma preocupação do Cresst em fortalecer os vínculos do setor junto aos servidores, em parceria com Sindicato dos Trabalhadores Municipais Divinópolis e da região Centro Oeste de Minas (Sintram) visando à promoção da saúde do trabalhador e a melhoria do relacionamento interpessoal entre os servidores. A acolhida diferenciada das demandas e a escuta técnica dos anseios e angústias dos servidores fazem parte desse novo olhar acerca da promoção da saúde no trabalho.

Em 2021, o projeto Sensibilizar atuou no Serviço Municipal do Luto, Policlínica e agora na Farmácia Central.