22 DEZ 2021
Assistência Farmacêutica leva atendimento às instituições para idosos
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), está realizando serviços clínicos farmacêuticos nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) filantrópicas.

De acordo com a gerente de Assistência Farmacêutica da Semusa, Thays Santos Mendonça, estes serviços serão ofertados mensalmente, nas duas instituições, para a resolução dos potenciais problemas farmacoterapêuticos dos pacientes e otimizar a farmacoterapia dos idosos.

No Lar dos idosos, as ações foram conduzidas na segunda-feira (20/12) e na Vila Vicentina, aconteceu no dia 10 de dezembro. O público-alvo são os idosos e os cuidadores responsáveis pela administração dos medicamentos. As farmacêuticas envolvidas na ação: Patrícia Aparecida Pio e Kelly Cristina de Oliveira.

O serviço clínico do farmacêutico envolve várias ações com relação ao uso racional de medicamentos. Podem ser realizadas várias atividades, tais como: educação em saúde e aconselhamento quanto ao uso correto dos medicamentos, revisão da farmacoterapia para identificar problemas farmacoterapêuticos (reações adversas, interações medicamentosas, dentre outros), monitorização da farmacoterapia.