14 DEZ 2021
Divinópolis formaliza manifestação de interesse em receber Cervejaria Heineken
A cervejaria Heineken anunciou, na terça-feira (14/12), que cancelou o projeto de construção de sua fábrica em Pedro Leopoldo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A decisão veio após uma decisão de embargo da Justiça e abertura de inquérito civil público para apurar a situação.

A Prefeitura de Divinópolis, a partir da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo (Semdes), vem monitorando nas últimas semanas a situação a partir de contatos com a Invest Minas, agência de promoção de investimentos do Governo de Minas Gerais.

A partir da divulgação da decisão da Heineken em abortar o projeto original em Pedro Leopoldo, o município de Divinópolis se colocou formalmente como um possível destino para receber a fábrica da cervejaria.

O prefeito Gleidson Azevedo realizou, ainda nesta terça-feira, contato com a diretoria da Heineken, apresentando a receptividade de Divinópolis com o projeto. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo levantou as diretrizes demandadas pela Heineken para sua escolha, que incluem disponibilidade de área de grande porte, próxima a um rio despoluído de alta vazão. A companhia ainda destaca a importância da água como insumo fundamental para a produção, demandando uma região com substancial disponibilidade de água subterrânea.

A formalização da manifestação de interesse em receber a planta produtiva da Cervejaria Heineken apresenta apontamento de áreas do município de Divinópolis com porte demandado localizadas próximas do fluxo hídrico, detalhamentos geológicos de águas subterrâneas da região, informações sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Pará, bem como dados sócio-econômicos do município.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Luiz Angelo Gonçalves, ressaltou a importância socioeconômica de um empreendimento desse porte na região Centro-Oeste. “Não apenas Divinópolis, mas todas as cidades vizinhas devem trabalhar em sintonia para oportunizar a vinda da Heineken para nossa região. Este é um empreendimento que potencializa diversas cadeias produtivas, com alta geração de novos postos de emprego e receita fiscal muito relevante”, destacou.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024