29 NOV 2021
TRÂNSITO
Ônibus intermunicipais com percurso acima de 50 km cumprem a restrição de trafegar no centro
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Segurança Pública e Mobilidade Urbana (Settrans), informa que, após reunião no mês de julho, o Conselho Municipal de Trânsito (Comutran), deliberou que deveria ser colocada a restrição total de todas as linhas intermunicipais, independente da quilometragem, de circularem na região central da cidade.

A justificativa foi para que o trânsito de Divinópolis ganhasse com a mobilidade urbana, visto que estes veículos por realizar o embarque e desembarque com o tempo superior ao demais devido ao carregamento de bagagens dos usuários, traz transtornos ao sistema viário e também fomentaria a utilização do terminal rodoviário e o comércio na região.

Representantes das empresas de ônibus, se reuniram com o prefeito Gleidson Azevedo e com o secretário municipal de Trânsito, Lucas Lopes Estevam, pedindo que mantenha o decreto n° 11.899/2015, onde as linhas intermunicipais com percurso acima de 50 km não podem circular pelo centro de Divinópolis, pois acreditam que mantendo o atual as melhorias na mobilidade seriam grandes.

O documento prevê que as linhas devem cumprir o trajeto saindo do Terminal Rodoviário, passando pela avenida JK e depois seguirão para a MG-050 até o destino final. As exceções de itinerário acima de 50 km são as linhas que atendem as cidades de Araújos, Carmo da Mata, Cláudio e Itaguara.

Em 2022, o Comutran realizará uma nova avaliação.