29 NOV 2021
Matrículas na rede municipal são prorrogadas até 03/12
A Prefeitura de Divinópolis através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) comunica que as matrículas na rede municipal de ensino para a educação infantil e ensino fundamental para 2022 já estão sendo realizadas e o prazo de encerramento foi prorrogado até 03/12/2021, na sexta-feira próxima.

As matrículas devem ser realizadas na unidade escolar indicada no resultado do cadastro, que pode ser retirado no site da Prefeitura de Divinópolis por meio da aba Cidadão, depois entre em Cadastramento Escolar, ou pelo endereço eletrônico http://177.69.246.151/portal/servicos/cadescolaronline/Cadastros/encaminhamento.

Para emitir o resultado do cadastro, o responsável deve utilizar o CPF utilizado na realização do mesmo, ou ainda o protocolo emitido no ato do cadastro.

Vale ressaltar que as vagas nas unidades escolares são distribuídas por zoneamento, ou seja, a criança ou estudante é encaminhado para unidade escolar municipal mais próxima do seu endereço, informado no ato do cadastro.

O cadastro da rede municipal é separado da rede estadual. O sistema de cadastro para unidades escolares da rede estadual foi aberto no último dia 17/11 e para mais informações sobre os procedimentos devem ser solicitadas na Superintendência Regional de Ensino ou no endereço eletrônico https://cadastroescolar.educacao.mg.gov.br/.

O aluno que já está matriculado na rede municipal de ensino, ou está em continuidade de estudos, não deverá se inscrever no cadastro da rede estadual.

É de extrema importância que a família faça a matrícula das suas crianças e estudantes nas unidades escolares, conforme o resultado do cadastro online municipal. O cadastro antecede a matrícula e a efetivação desta na escola ou CMEI é a garantia da escolarização em 2022.

Os alunos inscritos para turmas de dois anos foram atendidos conforme disponibilidade de vagas na rede municipal, sendo a classificação dos mais velhos para os mais novos.

Para quem perdeu o prazo de cadastro, a orientação é que deixe os dados da criança/estudante na lista de espera na escola mais próxima de sua residência, até o dia 03/12/2021.

A documentação necessária para matrícula é:
- Certidão de Nascimento;
- Carteira de Identidade;
- Comprovante de endereço em nome dos pais ou responsáveis;
- CPF da criança/estudante e do responsável;
- Número do cartão do SUS;
- NIS;
- Carteira de vacinação ou declaração de vacinação em dia, conforme portaria nº 597 de 08/04/2004 do Ministério da Saúde;
- Cópia do Cartão do Programa Bolsa Família (se beneficiário);
- Comprovante de escolaridade de anos anteriores (quando houver);
- Declaração de escolaridade (Histórico Escolar) em caso de transferência da Rede Particular para Pública.

Educação pública de qualidade é um direito de todos e é dever da gestão e da família garanti-lo às crianças e estudantes de Divinópolis.