26 NOV 2021
EDUCAÇÃO
Semed realiza reunião de orientação para acompanhamento das avaliações do Simave
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta sexta-feira (26/11) uma reunião de orientação da equipe que vai acompanhar a aplicação das avaliações do Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (Simave), nas escolas municipais do município. Nos dias 1 e 2 de dezembro, acontecerão as avaliações dos alunos do 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental.

Anualmente, a avaliação conta com a participação das escolas estaduais e municipais mineiras e avalia a apropriação de conhecimentos e habilidades alcançadas pelos alunos em Língua Portuguesa e Matemática.

Ao longo de vinte anos, os resultados obtidos auxiliam na implementação, reformulação e monitoramento de políticas educacionais, contribuindo ativamente para a melhoria da qualidade da educação no estado e na promoção da equidade.

A avaliação educacional em larga escala vem se consolidando como uma ferramenta indispensável para a produção de diagnósticos mais precisos sobre a qualidade da educação ofertada às crianças e jovens brasileiros. Por meio de testes padronizados de desempenho, verifica-se a dimensão fundamental do direito à educação.

Dessa forma, a avaliação tornou-se um importante subsídio para mudanças que atendam ao dever do estado de oferecer uma educação gratuita e de qualidade, e ao direito da população em recebê-la.