24 NOV 2021
Servidores do Crevisa participam de Café com Prosa para relembrar Novembro Azul
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Administração, Orçamento, Informação, Ciência e Tecnologia (Semad) - Centro de Referência em Saúde e Segurança do Trabalhador (Cresst), e juntamente com o Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e da Região Centro Oeste de Minas Gerais (Sintram), prossegue com as ações do “Novembro Azul”, destinada aos servidores públicos sobre a importância dos cuidados da saúde do homem.

Nesta quarta-feira (24/11), às 8h, foi realizado o evento “Café com Prosa – Quebrando Tabus”, para servidores que atuam no Centro de Referência de Vigilância em Saúde Ambiental (Crevisa). A ação foi ministrada pelo doutor André Barragat, mediada pela coordenadora da Cresst, Inara Tavares; Geise de Fátima Silva e Lucilândia Monteiro (Sintram).

Às 10h, os servidores do local participaram de ginástica laboral com a fisioterapeuta Melina de Melo Santos. A prática consiste em melhorar a disposição dos trabalhadores, evitando a fadiga e o cansaço por movimentos repetitivos durante a jornada.

“A palestra é bem esclarecedora sobre a saúde do homem, especialmente um assunto ‘polêmico’, como exame para o câncer de próstata. A palestra foi útil pra tirar dúvidas e fazer com que o homem priorize a sua saúde”, contou Clóvis Gomes Carvalho Júnior, servidor do Crevisa.

De acordo com a coordenadora do Cresst, Inara Tavares, o resultado foi muito positivo. “Houve uma grande participação dos servidores. Essa é nossa intenção enquanto Cresst, estar presente nos locais de trabalho e promover saúde física e mental dos trabalhadores por meio de ações preventivas”, lembrou.

“A ação foi muito importante pra nós, homens, pra convencer os homens a procurarem uma unidade de saúde fazendo os exames preventivos. O homem precisa se cuidar”, pontuou Orlando da Costa Melo, também servidor do Crevisa.

Programação futura

Na sexta-feira (26/11) às 7h no pátio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) / Empresa Municipal de Obras Públicas (Emop), haverá um café seguido de muita conversa e uma palestra do médico Flávio Marcelino, mediado por Gustavo Dias Araújo (Cresst) e Geise de Fátima Silva (Sintram). Haverá também a realização de testes rápidos para VDRL, Hepatites B e C e HIV pelo Serviço de Atendimento Especializado (SAE), para todos os servidores que atuam no pátio.

Ainda na sexta-feira (26/11), às 14h, haverá uma roda de conversa com o tema “Oi machão, desse jeito sua mulher fica viúva!”, voltada para os servidores que atuam no Centro Administrativo. O palestrante será o médico Flávio Marcelino e a palestra será mediada por Inara Aparecida Faria Tavares e Rafaela Santos Silva.

No mesmo dia, no térreo do Centro Administrativo, às 14h, acontecerá uma tenda da saúde que oferecerá diversos serviços, como: aferição de pressão arterial, atualização do cartão de vacina (de rotina de Posto de Saúde), cálculo IMC e orientações, testes rápidos de VDRL, Hepatites B e C e HIV e orientações sobre saúde e segurança do trabalho.

As atividades realizadas tem parceria de: Alumínio Arco Iris Divinópolis, Avivar Alimentos, Escola de Música, Jornal Agora, Rotoplast, SAE/Semusa, Semest, Sintram e Unifor.