24 NOV 2021
Prefeitura realiza palestra "Você é importante para muita gente, previna-se!"
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Administração, Orçamento, Informação, Ciência e Tecnologia (Semad) - Centro de Referência em Saúde e Segurança do Trabalhador (Cresst), juntamente com o Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e da Região Centro Oeste de Minas Gerais (Sintram), realizou hoje (24/11) às 14h, uma ação em prol do Novembro Azul.

A iniciativa, realizada na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed), contou com uma apresentação musical, feita pela servidora Maria Tereza, coordenadora da Escola de Música da Prefeitura de Divinópolis.

O médico André Barragat realizou palestra sobre o tema: “Você é importante para muita gente, previna-se”, uma ação para relembrar os servidores públicos a importância dos cuidados da saúde do homem. Durante a palestra foi explicado o que é o câncer de próstata, os sintomas, os exames que diagnosticam o tumor, os fatores de risco da doença, além de ter esclarecido várias dúvidas dos servidores.

De acordo com o palestrante, André Barragat, o objetivo dessa ação foi um bate papo para esclarecer dúvidas sobre o câncer de próstata, pois, muitas vezes o homem esquece de cuidar de si próprio, não gosta de ir ao médico, mas é necessário e importante. “Esse mês de novembro é dedicado a esse tema para conscientizar a população masculina de que os exames são essenciais para o diagnóstico precoce”, explicou.

Segundo Geraldo Antônio da Costa, servidor da Empresa Municipal de Obras Públicas (Emop), que atua na Semed, o evento foi ótimo. “Foi maravilhoso, aconchegante, acolhedor, porque a gente pôde tirar as dúvidas. Fiquei muito satisfeito e tranquilo de ter vindo e assistido essa palestra”, ressaltou.

De acordo com a enfermeira do trabalho e coordenadora do Cresst, Inara Tavares, essa ação foi extremamente importante para pensar não só na questão do exame de próstata, que é o objetivo do Novembro Azul, mas também na saúde como um todo. “Esta é uma ação preventiva voltada para os trabalhadores do sexo masculino, porque na maioria das vezes o homem tem mais resistência em buscar o auxílio médico, na unidade de saúde ou até mesmo no Cresst. Apesar do nosso foco ser voltado para área ocupacional, não podemos deixar de atuar na atenção primária à saúde. Durante o exame periódico fazemos um check-up dos servidores e aqueles que necessitam de acompanhamento clínico são direcionados às unidades básicas de saúde”, comentou.