22 NOV 2021
4ª edição do Orgulho Divinopolitano homenageia músicos que representam a cidade
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Governo (Segov) - Diretoria de Comunicação, realizou nesta segunda-feira (22/11), no Centro Administrativo, a 4ª edição da homenagem aos munícipes que se destacaram com o título de Orgulho Divinopolitano. Por ocasião da data, marcada pela celebração do Dia da Música e dos Músicos, foram homenageadas personalidades da música.

Os certificados foram entregues ao maestro Antônio Gontijo Filho, a cantora Denise Gonzaga, o músico Gê Lara, o maestro José Carlos Gonçalves, a sambista Tia Elza e a Banda de Música da Sétima Região da Polícia Militar, que abriu a solenidade com a execução do Hino de Divinópolis.

O título de Orgulho Divinopolitano desta edição foi concebido pelo Governo Municipal dando reconhecimento institucional para estes músicos que valorizam Divinópolis e representam a cultura da cidade com excelência em Minas Gerais, Brasil e exterior.

A vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida, enalteceu o trabalho dos artistas. “É um imenso prazer e honra tê-los aqui, homenagear as talentosas personalidades que fazem diferença e levam ao nome da cidade no Brasil e no mundo, com uma brilhante história da cultura do nosso município, sendo reverenciados pelo público”, ressaltou.

O prefeito Gleidson Azevedo, também exaltou os homenageados. “É uma homenagem humilde, mas de coração, pois é impressionante o talento que o divinopolitano tem em qualquer área, especialmente da música, que fez parte da minha trajetória. Parabéns a todos que nos dão orgulho à Divinópolis!”, apreciou.

Ponto Alto

O primeiro homenageado foi o maestro Antônio Gontijo Filho, fundador do Grupo Rouxinóis, criado em 1964. A orquestra recebeu notoriedade no país após gravar com Milton Nascimento, a música “Panis Angelicus”, em apresentação ao programa Fantástico, da Rede Globo. A orquestra já realizou concertos em vários países como França, Portugal, Espanha, Itália, Estados Unidos, entre outros.

A Banda de Música da Sétima Região de Polícia Militar (7ª RPM) foi a segunda homenageada no evento. Formada em 1993, um ano após a criação do 23ª Batalhão da PM em Divinópolis, a banda é uma grande parceira das entidades cívico-militares em solenidades e festividades culturais na região. A banda também exerce projetos junto a órgãos públicos e filantrópicos, destinados às crianças e adolescentes.

A terceira homenagem foi direcionada à cantora Denise Gonzaga. Denise é advogada de formação, porém dedica-se integralmente a música, na qual faz parte de sua vida desde a infância. Seu primeiro show, “Solar”, foi a porta de entrada para o sucesso, apresentando ao lado de artistas e músicos reconhecidos nacionalmente. Até o momento, Denise gravou três álbuns e atualmente desenvolve aulas de canto, com o propósito de ajudar e unir pessoas através da música.

O músico Gê Lara foi o quarto homenageado. Gê tem raízes intensamente musicais e exerce as funções de cantor, compositor, instrumentista, regente e escritor. Além de apresentar shows autorais, o músico se aprofundou em canto coral e estudos teóricos da música no Rio de Janeiro. Participou de diversos festivais da música popular brasileira e esteve presente com cantores de renome nacional. Anualmente, realiza o tradicional Concerto de Natal de Divinópolis.

O quinto homenageado foi o maestro José Carlos Gonçalves. Filho do também maestro Aquiles Gonçalves, José Carlos dedica-se a música desde criança, especialmente na música sacra. Formado em jornalismo, trabalhou nas rádios Minas, Divinópolis e Candidés, com destaque para o programa “Música Maestro”, da TV Candidés, no qual era produtor. José Carlos já regeu os corais municipais de Formiga, Itapecerica e da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Atualmente, José Carlos é professor de música e canto na Escola Municipal de Música Maestro Ivan Silva, em Divinópolis e regente do Coral Municipal de Divinópolis.

A última homenageada do dia, foi a sambista Elza dos Santos, mais conhecida como “Tia Elza”.  A cantora e compositora tem o samba de raiz em seu repertório, com composições próprias e de compositores da região. Em 2007, lançou seu primeiro álbum “Vermelha Paixão”. Elza participou de grandes festividades do município, com destaque ao Centenário de Divinópolis, em 2012. A cantora também participou de programas musicais na televisão em rede nacional, como o quadro “Dez ou Mil” do Programa do Ratinho, no SBT e o “The Voice Brasil”, na Rede Globo.

Ao final da solenidade, todos os homenageados executaram uma apresentação musical, com a interpretação da música “Como é Grande o Meu Amor por Você”, de Roberto Carlos.
22/11/2021
Orgulho Divinopolitano - Novembro 2021