29 OUT 2021
SOCIAL
Prefeitura de Divinópolis em parceria com SENAC e Governo de Minas oferecem cursos gratuitos para população
A Prefeitura de Divinópolis juntamente com a Secretaria de Assistência Social avança mais uma vez, dando oportunidade as pessoas que precisam de ajuda na inclusão no mercado de trabalho e na sua capacitação, oferecendo cursos gratuitos para população. E para isso, contou com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), que formalizou com o Governo de Minas à execução do Minas Programando, projeto destinado à formação de profissionais para a área de Tecnologia da Informação. Com isso serão destinadas 90 vagas em cursos gratuitos para Divinópolis.

As aulas acontecerão de forma remota e os interessados deverão realizar um pré-cadastro por meio do link Minas Programando. Após o preenchimento haverá uma seleção pela equipe do Governo de Minas de acordo com os critérios estipulados. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 02/11. Os projetos serão realizados até junho de 2022 e a previsão é que as aulas se iniciem em novembro de 2021.

“Mais uma vez o Senac firma parcerias importantes com o Governo de Minas, com o objetivo de compartilhar a expertise da instituição em prol de uma sociedade mais justa. Contamos com profissionais qualificados e atualizados, com forte atuação no mercado, além de um modelo pedagógico diferenciado, com foco em inovação, prática e em alinhamento com as necessidades do mercado. Acreditamos que, unindo forças, podemos atingir um público ainda maior e reforçar o papel do Senac, de transformar vidas por meio da educação”, afirmou Daniel Pires, Superintendente de Negócios do Senac.

Para Juliana Coelho, Secretária de Assistência Social de Divinópolis, parcerias como essas são muito importantes para promover a inclusão digital principalmente para públicos em situação de vulnerabilidade social atendidos pela Secretaria. “Programas como esses são fundamentais para dar a oportunidade de qualificação para toda população, principalmente a mais vulnerável, para promover o crescimento pessoal e oferecer uma chance de entrada no mercado de trabalho”, ressaltou.

Sobre o Programa: MINAS PROGRAMANDO

O foco do Minas Programando, projeto idealizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), é atender a demanda do segmento de Tecnologia da Informação por meio da qualificação profissional dos mineiros e do fomento de uma maior participação de mulheres na área.

O objetivo é promover a inclusão digital e produtiva de públicos vulneráveis atendidos pela Secretaria. A oferta de cursos do Senac contempla o desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais orientadas para o desenvolvimento do indivíduo, além de mentoria e seminários. Operador de Computador, Programação de Dispositivos Móveis, Programador Web são cursos ofertados pelo programa.

Para Camila Amaral, coordenadora do Minas Programando e Assessora Técnica na Diretoria de Articulação e Planejamento da Educação Profissional, da Sedese, a parceria com o Senac será uma oportunidade de oferecer o programa a um número maior de pessoas e municípios. “Ficamos muito tranquilos em poder contar com a expertise do Senac, tanto do ponto de vista dos cursos ofertados quanto em relação ao apoio socioemocional que também é uma frente importante do programa. Também contamos com o Senac na sensibilização e encaminhamento dos alunos e com a estrutura física das unidades, pois quem não tiver equipamento poderá utilizar os computadores da instituição para a realização dos cursos, outro ponto positivo da nossa parceria”, afirma.

Link para pré-inscrição: