14 OUT 2021
Termo de Orientação de Plantio é publicado no Diário Oficial

A Prefeitura de Divinópolis publicou, nesta quinta-feira (14/10) no Diário oficial dos Municípios, a Portaria nº11 de 2021 estabelecendo o Termo de Orientação de Plantio (TOP) de árvores em passeios públicos do município. A publicação estabelece regras para um plantio respeitando o meio ambiente.

Conforme a portaria elaborada e assinada pelo Secretário Municipal de Meio Ambiente e Políticas de Mobilidade Urbana, Pabloneli de Sousa Vidal, o plantio de árvores em passeios públicos na frente de imóveis com mais de dez metros de frente precisa possuir uma vala com largura mínima de 80 cm por 80 cm comprimento, além de respeitar um recuo mínimo de 9,0m metros das esquinas. A muda deverá ser protegida por um gradil de no mínimo 1,60m de altura, para cada muda plantada.

Na portaria, a árvore adequada aquela que não irá prejudicar ou ser prejudicada com marquises, rede elétrica, ponto de ônibus ou trânsito forçado do pedestre.

Seguindo essas orientações, é explicado na portaria as espécies que poderão ser plantadas nos passeios com rede elétrica e aquele espaço sem rede elétrica. Também na portaria, é listadas as espécies não indicadas na arborização urbana em calçadas.