30 SET 2021
Prefeitura realiza abertura de exposição pela Semana dos Idosos

A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) em conjunto com a Secretaria Municipal de Cultura (Semc), realizou ontem (30/9) a abertura da exposição em homenagem à semana dos idosos.

O evento começou com a apresentação do hino do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Pessoa Idosa, serviço que é conhecido como Centro de Convivência do Idoso. O hino foi lindamente cantado pelo de idosos da instituição e, em seguida, o evento contou uma apresentação instrumental.

Na cerimônia, foi realizada uma homenagem póstuma à servidora Maria de Fátima de Sousa Russo, por seu trabalho na Semas. Fátima, como era conhecida por seus amigos e familiares, dedicou mais de 14 anos criando e desenvolvendo projetos visando melhorias para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Pessoa Idosa.

Um dos projetos desenvolvidos por Fátima foi o Projeto Pedagógico de Fortalecimento de Vínculos e Convivência Social buscando qualidade de vida, trabalhando a autoestima, respeito, valorização e dignidade da pessoa idosa. Foi realizado também uma homenagem a Maria Aparecida de Faria, por seu trabalho incansável promovendo qualidade de vida e bem estar para os idosos.

Segundo a secretária de Assistência Social, Juliana Coelho, essa gestão é uma gestão promissora que se preocupa com o bem-estar dos idosos. “Estamos com muitas expectativas para voltar com os encontros, espero que em breve possamos fazer mais atividades juntos, porque como dizia a Fátima, cuidar dos nossos idosos é cuidar da nossa história e é isso que a gente quer, cuidar e honrar nossos idosos”, comentou.

De acordo com o secretário de Cultura, Diniz Borges, fazer parte desta homenagem aos idosos, é um grande prazer. “Quando a Cida entrou em contato comigo e nos chamou para participar dessa homenagem aos idosos fiquei lisonjeado, porque tenho um carinho enorme por eles. Espero que quando eu me tornar um idoso, eu seja como a Fátima, uma pessoa feliz que faz seu trabalho com alegria”, ressaltou.

Segundo o prefeito, Gleidson Azevedo, é uma emoção muito grande estar participando da abertura do evento. “Valorizo muito as pessoas idosas, gosto de ouvi-las, porque assim como a Juliana falou, os idosos são a nossa história, quero parabenizar também ao Marden, filho da Fátima, por dar continuidade ao trabalho da mãe”, lembrou.

De acordo com o Marden Russo é um prazer enorme fazer esta homenagem aos idosos e à sua mãe. “Minha mãe amava muito esse projeto, tanto ela como a Cida se dedicaram muito ao Serviço de Convivência. Minha mãe amava cada um dos idosos que fazem parte do projeto, ela chamava cada um deles pelo nome, sendo um carinho exemplar tanto dela para com os idosos como dos idosos para com a minha mãe”, explicou.

Segundo a vice-prefeita, Janete Aparecida, tem momentos na vida que não estamos preparados para enfrentar, como é o momento da despedida de alguém querido. “A dor da despedida é imensurável, mais o que torna a despedida mais leve e ver o legado que aquela pessoa querida deixou.  Maria de Fátima de Sousa Russo será lembrada por uma cidade inteira, pelos feitos que ela fez, isso a torna uma pessoa em memória extremamente especial, todos os idosos podem ter a certeza de que esta gestão estará cuidando de vocês”, ressaltou.

A exposição está aberta a visitação no Centro Administrativo da Prefeitura de Divinópolis, que fica localizado na avenida Paraná nº 2601 no bairro São José.

As imagens estão disponíveis na Galeria de Fotos abaixo:
29/09/2021
Exposição Semana do Idoso 2021