23 SET 2021
Semusa desenvolve painel interativo sobre óbitos pela Covid-19
A Prefeitura de Divinópolis, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde – Diretoria de Vigilância em Saúde, desenvolveu e agora disponibiliza à população, um painel com dados de todas as mortes decorrentes de coronavírus no município desde o início da pandemia, em março de 2020.

No infográfico, constam as informações gerais, como óbitos por faixa etária, etnia, sexo, comorbidades e fatores de risco. Na opção “Linha do Tempo”, é possível observar dados de cada semana epidemiológica, dados mensais e dados diários. O usuário também pode selecionar um período específico na parte superior direita do gráfico para coleta de dados deste tempo.

A população também pode verificar dados sobre fatores de risco e sintomas apresentados pelas pessoas que perderam a vida para a doença. Na seção “Idosos”, o usuário poderá observar dados específicos de pessoas acima de 60 anos, com informações sobre proporcionalidade com pessoas não-idosas, além de comparações mensais, semanais e anuais.

Em “Dados Hospitalares”, é possível verificar o tempo pré-internação, o período de internação com dias em enfermaria e/ou dias internados no Centro de Terapia Intensiva (CTI), o tipo de suporte respiratório e os exames de radiografia/tomografia de cada paciente que veio a óbito.

O painel também disponibiliza um mapa interativo com informações dos 30 bairros com maior número de óbitos com Covid-19. Há a opção de selecionar o bairro no mapa e coletar informações sobre número de óbitos, idade média e pessoas com comorbidades.

A diretora de Vigilância em Saúde, Érika Camargos, ressalta a importância de “É um mecanismo que desenvolvemos e que leva transparência ao cidadão, de uma maneira fácil e interativa de observar o número de óbitos por bairro, idade, gênero, em tempo real”, afirmou.

O painel interativo poderá ser acessado através deste link: https://bit.ly/3u5jze8