22 SET 2021
Semas iniciará semana de valorização da pessoa idosa
Para marcar o Dia D, celebrado em 1º de outubro, a Prefeitura de Divinópolis, por parte da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), em parceria com o Conselho Municipal do Idoso (CMI) e as Secretarias Municipais de Cultura (Semc), de Esportes e Juventude (Semej), de Saúde (Semusa) e de Trânsito, Segurança Pública e Mobilidade Urbana (Settrans), promoverá a Semana do Idoso.

A campanha, acontecerá de 23 de setembro a 1º de outubro, e tem como foco a valorização da pessoa idosa sob o tema “Ame, cuide e valorize a pessoa idosa”.  As atividades são gratuitas e ocorrerão nos espaços Centro Administrativo, Centros de Referência da Assistência Social (Cras), praça do Danilo Passos, quarteirão fechado da rua São Paulo, Setor do Cadastro Único, Praça Ceus, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Praça da Bíblia, Obras Assistenciais Nossa Senhora Aparecida (Lar dos Idosos)     e Vila Vicentina Padre Libério.

O Dia D será dedicado aos Dias Nacional do Idoso e Internacional da Terceira Idade, quando o Estatuto do Idoso, Lei nº 10.741, de 2003, completará 18 anos. O estatuto trata de questões fundamentais, como educação, cultura, saúde e esporte, estipula garantias prioritárias para maiores de 60 anos e assegura o direito à liberdade e a ser tratado com respeito.

Nesta quinta-feira (23/9), atividades na praça do Danilo Passos, de 8h às 9h30, abrirão a programação para a comunidade local. A técnica Cida Faria e o monitor social Fernando Castro, ambos do Cras Nordeste, ministrarão atividade física com os idosos. A equipe do Posto de Saúde do Danilo Passos fará aferição de pressão arterial e teste de glicemia.

Também amanhã, a equipe do Cras e SCFV Jardinópolis realizará roda de conversa com idosos e comunidade em geral e beneficiários do Banco de Alimentos, às 7h30, no SCFV Jardinópolis.

Para ver o calendário completo, consulte o link https://www.divinopolis.mg.gov.br/arquivos/mespesidosa_22010829.pdf

Canais de atendimento à pessoa idosa vítima de violência

Central de Emergência da Polícia Militar – 190
Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas) – (37) 3229-9790