03 SET 2021
Creas promove consciência da violência doméstica entre funcionários de empresa
A Prefeitura de Divinópolis, através da equipe técnica do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou palestra sobre o combate à violência contra a mulher ontem (2/9). O evento finalizou as ações do serviço relacionadas com o tema durante a campanha Agosto Lilás.

A conversa informativa foi realizada pelo psicólogo Sallas Wilson e pela educadora social, Fernanda de Souza, na empresa NTFlex, com sede no bairro Bom Pastor, e contou com presença de cerca de 90 colaboradores.

O tema foi apresentado e discutido principalmente com enfoque nos tipos de violência contra a mulher, como a violência física, sexual, material, psicológica e moral, e canais de denúncia, como o Disque 180.

Em declaração que delineou o êxito do evento, a coordenadora Eliana Guimarães disse que “a manhã foi bastante produtiva e sobretudo para dar a conhecer a realidade ou o ciclo de violência invisível que mulheres vítimas de violência podem e devem romper”.

Ao fim da palestra, a equipe distribuiu cartilhas informativas e sorteou camisas sobre o tema.

Consciência

Durante o mês, a Prefeitura de Divinópolis ofereceu ações educativas dedicadas ao movimento Agosto Lilás, que coincide com a celebração dos 15 anos da Lei Maria da Penha, Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006, considerada legislação de referência em todo o mundo no combate ao tipo de violência.

As equipes do Creas e dos centros de referência de assistência social Cras estiveram comprometidas com informar e conscientizar o público sobre a lei e como combater a violência contra as mulheres.

Agosto Lilás é campanha nacional em referência à lei. O movimento foi lançado em conformidade com o Projeto de Lei nº 3.855/20, que institui o mês de proteção à mulher para criar consciência sobre o fim dos maus tratos. Durante o período, a União, os Estados e os municípios conscientizaram e esclareceram as formas de abuso em todo o país.

Canais de atendimento à mulher vítima de violência

Central de Atendimento à Mulher – 180
Central de Emergência da Polícia Militar – 190