01 SET 2021
SAÚDE
Divinópolis adere a programa para permitir que Unidades de Saúde funcionem à noite
O credenciamento das Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) da Prefeitura de Divinópolis, ao Programa Saúde na Hora, foi homologado pelo Ministério da Saúde (MS) sob a Portaria GM/MS nº 2.147, de 28 de agosto de 2021.

Segundo o projeto, o ministério fornecerá compensação financeira às equipes de saúde para que permaneçam abertos em horário estendido, o que permitirá que unidades que hoje atendem por 40 horas semanais, passem a atender por 60 horas.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Alan Rodrigo, a ampliação de atendimento será de grande valia para os usuários. “Ficamos muito felizes com esta notícia. A partir da ampliação do horário o serviço estará mais acessível para as pessoas que trabalham e tem dificuldade de acessar a rede municipal de saúde. Será uma grande oportunidade também para as equipes, além de ampliar o número de atendimentos, mas também planejarem mais ações”, destacou.

A partir da data de publicação, o município está apto a receber incentivos financeiros federais para custeio e implantação, conforme o estabelecido na Seção XII do Capítulo I do Título II da Portaria de Consolidação GM/MS nº 6, de 28 de setembro de 2017. Divinópolis tem seis meses para organizar o processo e implantar as equipes.

As equipes elegíveis ao credenciamento não são definidas pela gestão municipal, são definidas por critérios instituídos pela Portaria Ministerial nº 397, de 16 de março de 2020.