27 AGO 2021
Prefeitura conscientiza população no Dia Nacional de Combate ao Fumo
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), neste domingo (29/8) Dia Nacional de Combate ao Fumo, conscientiza a população sobre os malefícios do tabagismo através da campanha “Comprometa-se a parar de fumar durante a pandemia da Covid-19”.

Como muitos sabem, o tabagismo causa dependência da droga nicotina, presente em qualquer derivado do tabaco, seja cigarro, cigarrilha, charuto, cachimbo, cigarro de palha, fumo de rolo ou narguilé.

Essa nicotina presente no tabaco, após ser absorvida, atinge o cérebro entre 7 a 19 segundos, liberando substâncias químicas para a corrente sanguínea que levam a uma sensação de prazer e bem-estar. Da qual, faz com que os fumantes usem o cigarro várias vezes ao dia.

O consumo excessivo de tabaco está relacionado a cerca de 50 tipos de doenças, principalmente as cardiovasculares como infarto e angina, câncer e as doenças respiratórias obstrutivas crônicas como enfisema e bronquite.

Além disso, o tabagismo pode causar impotência sexual no homem, no caso das mulheres, complicações na gravidez. Pode provocar aneurismas arteriais; úlcera do aparelho digestivo; infecções respiratórias; osteoporose; trombose vascular; problemas respiratórios e redução do desempenho desportivo.

O hábito de fumar enfraquece o cabelo e faz secar a pele, reduz o paladar e o olfato. Além do envelhecimento precoce da pele, devido à falta de oxigenação, o tabaco também inibe a produção de colágeno e elastina, que impedem a flacidez. É comum nas mulheres que fumam surgirem precocemente imensas rugas em volta dos lábios.

Os malefícios do fumo são maiores nas mulheres, com um risco maior de infertilidade, câncer de colo de útero, menopausa precoce em média 2 anos antes e dismenorréia sangramento irregular.

O tabaco é prejudicial também para quem se encontra junto do fumante. O risco de doença cardíaca aumenta em 25% num adulto exposto ao fumo passivo. Além de sofrerem com os efeitos imediatos como, irritação nos olhos, manifestações nasais, tosse, cefaléia, aumento de problemas alérgicos, principalmente das vias respiratórias e aumento dos problemas cardíacos, principalmente elevação da pressão arterial e angina (dor no peito).

Devido a estas razões, a Atenção Primária à Saúde reforça a conscientização das pessoas por meio da campanha "Comprometa-se a parar de fumar durante a pandemia da Covid-19". Procure a unidade de saúde mais próxima e solicite sua participação nas sessões de tabagismo.